O sucesso do 17º Open Royal Gof

 Foi um sucesso o torneio Jeep Marajó Open Royal Golf, 1ª etapa oficial da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe em 2022.Ivan Fuganti foi o campeão do 17º Open Royal Golf, disputado nos dias de 12 e 13 de fevereiro, em Londrina. Ele venceu com 140 tacadas (71 – 69), seis a abaixo do vice-líder Arthur Locoman dos Santos. Entre as mulheres, Ana Helena Cunha foi a campeã, com 172 e Zenilda Alves de Souza, a vice. No total, 91 golfistas, lotação máxima do campo, estiveram no Royal Golf Residence participando do torneio. Depois de dois anos, esta foi a primeira competição válida para o ranking estadual da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe que ficou suspenso em função da pandemia de Covid-19. Na categoria M1, Nicolas Lima venceu, com Milton Ogawa em segundo e Luiz Renato Pozzobon em terceiro. Na M2, Adriano Beccati ficou em primeiro, seguido por Carlos Fujiwara e José Lima Santos Júnior. Na categoria M3, o vencedor foi Daoud Nasser, Caio Casagrande foi vice e Bruno Takeda, terceiro. Na M4, Paulo Tressoldi foi o primeiro, Marcelo Oliveira o segundo e Eduardo Inada em terceiro. Na categoria F1, Vera Prando venceu, seguida por Adriana Melo Roberta Messas.  Na F2, Analia Nasser foi a melhor, Bruna Garcia ficou em segundo e, em terceiro, Maria Zelia de Oliveira. O evento foi coordenado pelo Dr. Luis Carlos Miguita,com organização de Marcos Silva e Diogo Torrecillas. Patrocínio principal da Jeep Marajó, Unimed Londrina, Laboratório Sabin, Alpes produtos de Limpeza e Ducatti Londrina. Apoio de Mega Chopp, Gastroclínica, Centro do coração, Hoftalon, Ecocardio, Super Muffato, Cirúrgica Ouro Verde, Copacol, Dentalclean, Itamaraty, Irmãos Furuta. Na foto, Diego Veiga, (Presidente da FPCGolfe), Odracir Cizo Gonçalves (Diretor de Campo Royal Golf), Vera Prando (Capitã Royal Golf), Dr. Miguita (Presidente Depto Golfe Royal), Ana Helena Cunha (Campeã do Torneio, Ivan Fuganti (Campeão do Torneio), Flavio Meneghetti (Patrocinador Principal do evento – Jeep Marajó), Renato Pozzobon (Capitão do Royal Golf), Rossana Marini (Vice Presidente da Confedereção Brasileira de Golfe) e Arthur Locoman dos Santos (Vice-Campeão do Torneio). 

|  Foto: Divulgação

 PÊNALTI NÃO É COISA QUE SE PERCA E O TÉCNICO É QUEM DEVE MANDAR 

O Flamengo perdeu o título que poderia ter conquistado, na cobrança dos pênaltis, que deixou de marcar em quatro chances. A torcida culpa o técnico português Paulo Souza, que não determinou quem cobraria pênaltis, porque ficou de fora o Gabigol, que poderia ter conquistado a Copa. Reunião de jogador para ver quem bate pênalti, só na praia. Vitinho pegou a bola, bateu e perdeu. E logo depois do Hulk ter convertido em gol para o Atlético Mineiro, que foi o campeão. Por isso, os torcedores rubro-negros, que se reúnem na Banca Flamengo, presidida por João Medeiros, no Mercado Municipal do Shangri-lá, colocam a culpa no treinador. O londrinense Mateuzinho perdeu pênalti, rolando a bola no meio do gol. Coisa de amador. É isso: foi um jogão, mas venceu quem errou menos. Pênalti não é coisa de que perca e é tão importante, que deveria ser batido pelo presidente do time, já dizia Neném Pé de Prancha, saudoso filósofo carioca do futebol.    

RETRATO DE OLAVO DE CARVALHO NO CLUBE DO LIVRO DE LONDRINA 

O Clube do Livro de Londrina fará nesta semana uma homenagem ao filósofo, escritor e professor brasileiro Olavo de Carvalho, falecido aos 74 anos em janeiro último. A aula-palestra “Retrato de Olavo” será apresentada pelo jornalista e escritor Paulo Briguet, que foi amigo e aluno do filósofo. Ele vai traçar um perfil biográfico e intelectual do filósofo, cuja obra se caracteriza pela defesa da interioridade humana contra a tirania do poder coletivo. Autor com mais de 31 livros publicados, inclusive dois best-sellers, Olavo influenciou decisivamente os rumos da cultura nacional nas últimas três décadas. “Figura humana de generosidade ímpar, Olavo foi o responsável por criar um novo movimento conservador no Brasil, ao mesmo tempo em que levou milhares de pessoas a cultivar a vida intelectual e religiosa e se tornou um caso único de filósofo aclamado pelas multidões nas ruas”, relata Briguet. O evento se destina a todos aqueles que desejam conhecer melhor a obra de Olavo e também aos que buscam se aprofundar no manancial de conhecimentos de seus livros, aulas, palestras e cursos. A aula-palestra é nesta quinta-feira (dia 24), a partir das 19h30, no auditório da ACIL. Inscrições pelo fone (43) 99101-1880 (WhatsApp). Vagas limitadas. 

400 empresários em treinamento 

Com crescimento acelerado no Norte do Paraná, as equipes de BNI – Business Networking International – a maior organização mundial no segmento, avançam em Londrina e em toda a região. Neste mês, diretores consultores e embaixadores dos grupos marcaram presença em treinamento avançado com diretores da região Sul do Brasil vindos de Portugal. Hoje são quase 400 empresários em seis grupos em Londrina e mais três em Cambé, Rolândia e Arapongas/Apucarana. Grupos em Ibiporã, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio, mais dois em Londrina, um exclusivo para empresários da Região Norte e outro em formato online, serão lançados nesse semestre. As reuniões das equipes são semanais e presenciais, sempre às 6h30 da manhã, mas desde o início da pandemia são realizadas temporariamente em ambiente digital. Na foto, Clarissa Santiago, diretora executiva do BNI Norte do Paraná, vinda de Curitiba, e Luís Brito, diretor distrital da Região Sul do Brasil, residente em Portugal, que comandaram o treinamento 

|  Foto: Divulgação 

*** 

Deram uma repaginada na farmácia Droga Raia, da Duque de Caxias, quase em frente ao Super Muffato, que ficou ótima, dizem os que lá vão comprar remédios e etc. Acham com facilidade o que procuram, embora o tamanho dela seja grande. Só falta uma coisa: alguém que veja a pressão da pessoa que solicita essa ajuda, e ficaria excelente.    

*** 

Ouvidos, aleatoriamente em ruas da cidade, londrinenses acham que essa eleição vai dar o que falar. Dependendo do resultado, ela será até judicializada. Por isso, muita gente está com seu voto “sem saber qual destino a ele dará”.  

*** 

Quantos deputados estaduais e federais Londrina e cidades vizinhas vão eleger? Vai depender da qualidade da comunicação dos candidatos, de seus projetos, do seu passado e do futuro que poderá dar às populações.  

Para o Hospital do Câncer 

Representantes da rede de supermercado Santarém entregaram recentemente doação expressiva em dinheiro ao hospital do câncer. O valor advém da campanha de Natal da rede, com foco nos panetones de fabricação própria do Santarém. Uma inciativa importante que mostra a preocupação desta empresa londrinense com ações solidárias que tragam benefício para Londrina e região. Na foto, durante a entrega da doação, as jovens representantes do Santarém, responsáveis pelo administrativo e confeitaria, Helen Tchopko Alves e Júlia Alves Rodrigues, ladeando a coordenadora da captação de recursos e voluntariados do HCL, Iracema Fabian. 

|  Foto: Divulgação

 ANIVERSÁRIOS 

Quem está aniversariando hoje é Moacir Norberto Sgarioni, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná e atual diretor administrativo financeiro da entidade. Moacir é o chefe de gabinete do prefeito Marcelo Belinati, onde faz ótimo trabalho.  

Ontem, dia 21, aniversariou Guilherme Garcia Cid, que é pecuarista.  

Italo Lones Junior é outro aniversariante de hoje.  

No dia 24, os abraços serão para Maria Lopes Kireeff e Ana Luiza Medeiros. No dia 25, aniversariam Carla Rossato e Ademir Pereira Matos.  

No dia 26, comemorarão aniversários o radialista Ricardo Spinosa, 26, da rádio Paiquerê FM e o engenheiro Osmar Alves. Aquele abraço a todos.  

Na presidência regional 

O médico Jorge Mali Jr, cirurgião oncológico do Hospital do Câncer de Londrina e professor da UEL, assumiu a Presidência da Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Sucesso para ele nesta jornada à frente desta importante entidade. 

|  Foto: Divulgação

 Encontro dos Dinossauros 

Grande número de pilotos de enduro e motocross prestigiaram o Encontro Dinossauros off Road. O animado evento foi realizado recentemente no restaurante Casarão, em Londrina. A maioria dos participantes corria na década de 90, período de grandes conquistas   dos pilotos paranaenses. O encontro teve patrocínio da GP Motos, Diali Distribuidora, Malassise Conveniência e da marca de sucos Prat’s. 

|  Foto: Divulgação

 Moro: eleição será a disputa do   passado e futuro de candidatos 

O pré-candidato Sérgio Moro disse que a Petrobras recebeu 6 bilhões de reais, que foram devolvidos graças à Lava Jato, quando ele ainda era juiz em Curitiba. Por isso, ela não quebrou. Afirmou que nos tempos do ex-presidente Lula, ela estava toda aparelhada, privatizada. Declarou que as anulações das condenações criminais é um grande absurdo e que um milhão e meio de dólares, em nome do Cunha, ex-deputado, que presidiu a Câmara, se rastrear vem de contrato da Petrobrás.  

Sérgio Moro afirmou que ele e os demais candidatos estarão disputando o passado e o futuro de cada um. Que é preciso ter uma pauta ética de combate à corrupção. Que “a receita para o Brasil sarar é combater a polarização entre dois candidatos…”        

Que venham os candidatos a presidência da República  

O que se fala na cidade, também, é que o ex-presidente Lula deveria vir a Londrina e procurar dar uma injeção de ânimo do seu PT de Londrina e do Norte do Paraná, que está semi-abandonado, como outros partidos.  Aqui, ele não precisa ter medo de andar pelas ruas. O povo londrinense é bem civilizado, politizado, e sabe respeitar os visitantes. Muitos até cuidariam da segurança pessoal do candidato. Ninguém é louco de “atirar pedra” em candidato que tem condição de se eleger, seja Lula ou Bolsonaro, seja Sérgio Mouro, Ciro Gomes ou João Dória. Todos são bem-vindos a Londrina.  Como serão os candidatos ao Governo do Paraná.   

Onde Bolsonaro foi bem votado 

No segundo turno das eleições de 2018, para presidente, 57,7 milhões de brasileiros votaram em Jair Messias Bolsonaro. São Paulo, Minas, Rio, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram estados onde ele teve maiores votações.     

Norte do Paraná esquecido 

Vou repetir o que acho: o presidente Jair Bolsonaro deveria lembrar-se mais do Norte do Paraná, da acolhida que teve em Londrina e outras cidades, quando candidato. Se programar nova viagem a Foz, dê uma parada em Londrina e em Maringá, por exemplo. Cascavel foi outro reduto seu. Só Londrina tem 360 mil eleitores. Não pode ser menosprezada.    

Remédio autorizado nos EUA 

Os norte-americanos estão testando, segundo a FDA, um método capaz de combater as placas de proteína beta-amiloide, que suja o cérebro. O remédio seria capaz de combater o Alzheimer, doença que atinge 1 milhão e 400 mil brasileiros, acima dos 65 anos. No mundo há 22 milhões de pessoas que sofrem desse mal, que judia muito do doente e de seus familiares.  

***

Preciso conversar com o professor e medicina e de ética médica, o ótimo José Eduardo de Siqueira, sobre o que ele pensa sobre o atendimento médico on-line. Cardiologista e autor de livros e palestrante internacional, é autoridade no assunto ética na medicina.  

*****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *