Escola Rural de Cinema abre inscrições para jovens dos distritos

Permitir que o jovem compreenda a linguagem cinematográfica, utilizando-a como uma forma de manifestação da sua identidade e visão de mundo. Esse é o objetivo da oficina de cinema oferecida a jovens dos distritos rurais. “Na primeira edição, conseguimos dar voz aos estudantes do Colégio Estadual do Patrimônio Regina, no Distrito do Espírito Santo, zona sul de Londrina. Agora, buscamos compor um registro do imaginário da juventude rural de toda a cidade”, explica Angélica Cristina, cineasta e idealizadora do projeto.

Angélica Cristina, cineasta: “Buscamos compor um registro do imaginário da juventude rural da cidade” |  Foto: Divulgação 

As inscrições estão abertas para jovens de 13 a 18 anos, moradores da zona rural de Londrina, para uma oficina teórico-prática de audiovisual gratuita voltada para a realização cinematográfica. Oferecida em formato online, a oficina será composta por videoaulas, lives e exercícios práticos. As atividades serão publicadas nas plataformas digitais do projeto, às terças e quintas-feiras, no período de 8 de março a 28 de junho de 2022.

Dividida em cinco módulos, a oficina tem o objetivo de fomentar e auxiliar o participante na produção do seu primeiro curta-metragem. Para isso, serão abordados os principais fundamentos do roteiro, da fotografia, da direção, da produção e da montagem, de forma que o jovem possa produzir seu filme com os recursos que possui em casa, como celulares e câmeras amadoras. 

Ao final da oficina, as obras produzidas pelos participantes serão exibidas na 2° Mostra Competitiva de Curtas da Escola Rural de Cinema que, no ano passado, reuniu mais de dois mil espectadores no YouTube. Além da exibição dos filmes, os novos cineastas também concorrerão a prêmios nas categorias qualidade técnica e artística e no critério popularidade e escolha do público. 

Escola Rural de Cinema conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina e da Secretaria de Cultura, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC, e integra o  Programa de Oficinas Criativas da Fábrica – Rede Popular de Cultura, que visa potencializar  processos de criação, circulação cultural, formação de público e de agentes culturais na cidade. 

Reunião do último encontro presencial da primeira edição no Colégio Estadual do Patrimônio Regina, antes da suspensão das aulas |  Foto: Divulgação

  

Angélica Cristina, cineasta: “Buscamos compor um registro do imaginário da juventude rural da cidade” |  Foto: Divulgação 

Serviço:

Escola Rural de Cinema – 2° Edição

Classificação:  13 a 18 anos 

Data de realização: terças e quintas de 08/03 a 28/06 

Local: Canal do YouTube e site

Inscrições:  no site Escola Rural de Cinema – 2ª edição

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *