SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Uma rebelião iniciada na tarde deste domingo (20) no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, na Bahia, deixou um saldo de pelo menos cinco detentos mortos e outros 18 feridos.
O motim começou às 15h45 após uma briga entre membros de facções criminosas rivais no pavilhão 2 da Penitenciária Lemos Brito, que fica dentro do complexo.
Guarnições do Batalhão de Guardas da Polícia Militar foram até o local e impediram a fuga de detentos pela porta principal da unidade. Os nomes dos mortos não foram divulgados.
Equipes especializadas da Polícia Militar foram chamadas para reforçar a segurança e a situação foi normalizada na noite de domingo. Armas brancas e de fogo foram apreendidas.
Em nota, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização informou que equipes de assistentes sociais estão em contato com as famílias para prestar apoio e que uma varredura foi realizada nas alas afetadas pelo motim para evitar novos incidentes
Também destacou que “revistas são realizadas de forma frequente para coibir a entrada de ilícitos” nas unidades prisionais do estado.
O Departamento de Polícia Técnica esteve no local para realização de perícia e as mortes estão sendo investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil.
As Secretarias da Segurança Pública e de Administração Penitenciária informaram que investigam a entrada de armas no Complexo de Mata Escura.