SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A circulação de trens na linha 9-Esmeralda foi totalmente interrompida entre as estações Grajaú e Jurubatuba por volta das 8h após uma falha de alimentação elétrica dos trens.
As estações Grajaú, Interlagos e Autódromo foram esvaziadas. Os passageiros que aguardavam os trens foram retirados do local pelos seguranças das estações.
A ViaMobilidade, empresa que detém a concessão das linhas 8 e 9, informou que houve uma falha em um sistema elétrico na região da estação Autódromo. Segundo a concessionária, para atender aos passageiros no trecho, o sistema PAESE foi acionado e pelo menos 15 ônibus foram enviados para as estações Grajaú (10) e Jurubatuba (5). Não há previsão para a normalização das operações.
O problema começou às 4h, quando a linha operava com velocidade reduzida e maior tempo de parada.
A concessão das linhas 8 e 9 à ViaMobilidade foi oficializada no último dia 27 de janeiro em contrato de 30 anos de concessão no valor de R$ 323,9 milhões. Essa é a primeira vez que linhas do sistema metropolitano de trens são administradas pela iniciativa privada.
A ViaMobilidade é um consórcio formado pela CCR (antiga Companhia de Concessões Ferroviárias) e pela RuasInvest (empresa responsável pelos abrigos de pontos de ônibus da capital paulista).
Trens da linha 8-Diamante circularam com maior tempo de parada entre estações por causa de problemas em equipamentos em Osasco. O maior intervalo entre as paradas começou por volta das 6h45, mas foi normalizado duas horas depois e opera normalmente, segundo a ViaMobilidade.