Atenção Primária à Saúde: entenda a linha de cuidado do programa

Acompanhamento individual e contínuo é o diferencial do serviço

14/02/2022 – Focada na atenção integral à saúde do beneficiário, a Atenção Primária à Saúde (APS) foi adotada para ser uma rede de apoio, tratamento, prevenção e cuidado da saúde dos servidores do Tribunal Superior do Trabalho e seus dependentes que sejam beneficiários do TST-Saúde. A adesão ao serviço, no entanto, é opcional para os assistidos pelo plano. Detalhes sobre adesão, funcionamento e serviços da APS você acessa neste link de notícia divulgada anteriormente.

Cuidado e acompanhamento contínuos

Esta é a segunda matéria da série sobre a Atenção Primária à Saúde oferecida pelo Programa TST-Saúde, que abordará, a seguir, a linha de cuidado no sentido de o atendimento ser completo e contínuo. O modelo não se trata apenas de um momento pontual ou primeiro contato, mas, sim, de todo o caminho que o beneficiário percorre quando em contato com a APS. Dessa forma, a linha de cuidado envolve cada etapa que for necessária ao beneficiário, como ações de prevenção, promoção de saúde, tratamento de condições já instaladas e reabilitação. 

Diferentemente do atendimento, muitas vezes pontual, prestado pelo TST-Saúde, “a linha de cuidado trata-se de abordagem definida, exclusivamente, pela equipe de Atenção Primária à Saúde. Isso acontece porque cada paciente possui histórico clínico, comorbidades e condições de saúde diferenciadas”, explica a servidora Marina Linzmayer, supervisora da Seção de Informações e Gestão de Contratos (SIGC) do Programa TST-Saúde.

Entenda os passos da linha de cuidado:

Atendimento personalizado

Apesar de delimitada como ilustra a imagem acima, cada etapa da Linha de Cuidado não é obrigatória ou necessária a todos que decidam aderir à APS. “As etapas apresentadas não são obrigatórias, já que a condição de saúde de cada beneficiário é tratada individualmente. O que para um será vital, para outro, talvez, não será necessário”, afirma Marina. 

Vale destacar também que, para garantir um cuidado próximo e adequado à realidade de cada pessoa, etapas como tratamento e reabilitação e todas as demais são realizadas de maneira presencial, em consonância com o conceito de APS, que pretende aproximar, cada vez mais, o paciente de sua equipe de saúde.

(Jônathas Seixas/GS)

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