Americana leva ouro na patinação após ganhar vaga de presente de amiga

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A norte-americana Erin Jackson ganhou a medalha de ouro na prova de 500 m de patinação de velocidade neste domingo (13), nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim. É o primeiro ouro dos Estados Unidos nessa prova desde 1994.

Jackson por muito pouco não ficou fora da competição. Nas eliminatórias de seu país, ela escorregou e não conseguiu colocação suficiente para competir na China.

Sua amiga Britanny Bowe, porém, que já havia se classificado para as provas de 1.000 m e 1.500 m, cedeu seu lugar. No fim, o time americano conseguiu mais uma vaga, e Bowe também pôde competir nos 500 m. Ela ficou em 16º em Pequim.

Uma nevasca no norte da China forçou o adiamento de algumas provas de domingo, como a classificatória do esqui slopestyle (prova na qual os competidores fazem manobras em obstáculos), remarcada para segunda-feira (14).O mesmo ocorreu com as classificatórias femininas do esqui aerials.

As temperaturas chegaram a -11ºC em Zhangjiakou, cidade 125 km ao noroeste de Pequim que sediará as provas. Mesmo sob esse ambiente, a prova de revezamento cross country 4 x 10 km aconteceu.

O Comitê Olímpico Russo ganhou o ouro, mas a neve vez a prova durar quase uma hora a mais do que a da mesma modalidade nos últimos Jogos, em 2018.

Em outra cidade, Yanqing, a prova masculina de slalom gigante foi realizada apesar da pouca visibilidade causada pela nevasca, com apoio dos atletas. O suíço Marco Odemart ficou com o ouro.

Hungria ganha seu primeiro ouro individual da história O patinador Shaong Liu deu à Hungria sua primeira medalha de ouro individual em uma edição das Olimpíadas de Inverno neste domingo (13). Ele venceu a prova de 500 m em pista curta. O russo Konstantin Ivliev ficou com a prata, e o canadense Steven Dubois completou o pódio.

“Estou sem palavras. Quando cruzei a linha de chegada, não demonstrei emoções porque eu precisava de um tempo para entender o que aconteceu. Acho que, quando eu voltar para casa, minha vida vai mudar. Vai ser uma loucura. Estamos aqui para fazer história”, disse Liu.

A única medalha de ouro anterior do país também teve a participação de Liu. Foi obtida em 2018, em Peyongchan, quando a equipe húngara venceu os 5.000 m em pista curta. Ao todo, o país tem dez pódios em Jogos de Inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *