Boas práticas de saúde mental nas escolas de Londrina

 O Programa V.I.D.A., iniciativa da Secretaria de Educação de Londrina, foi uma das boas práticas  de saúde mental nas escolas escolhidas pelo Vozes da Educação, com o apoio da Fundação Lemann, levantamento feito entre 8 países. O reconhecimento rendeu inclusive reportagem na publicação da Fundação.  Na foto, a secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, Carla Cordeiro e Andrea Militão, que são responsáveis pelo Programa V.I.D.A.,  Mariângela Bianchini, diretora Pedagógica da secretaria, e os “alunos” Serena, Kiko e Vidinha,  que participam ativamente do Programa. 

|  Foto: Divulgação 

***

O EMPÓRIO Gastronômico, no Mercado Shangri-lá, também continua firme no local, após a nova licitação. Com seu staff produzindo suas saborosas guloseimas e mais os que trazem de outras empresas do setor. Sob a direção de Alexandre Gonçalves e de sua bela filha Maria Luiza.  

***

AINDA NO MERCADO Municipal: o chef de carnes Milton Furuta, que tem o melhor corte de filés e alcatras da cidade, espera que a pandemia passe logo, para sua casa voltar com as famosas degustações completas aos domingos.   

***

O Arnaldo´s Lanches de Londrina prepara a abertura de sua representação em Maringá. A cidade canção tem grande número de estudantes universitários, que é o público-alvo dele. 

***

SÁBADO de feijoada completa no Bela Itália, no Hotel Slaviero, a partir das 11h30, em que a pessoa faz seu próprio prato, pois tem tudo preparado à sua frente. Haja apetite para saborear tudo que está à mesa como convém aos aficionados dessa culinária brasileiríssima. ==== No MANECO com JALECO, o chef Luciano Oliveira apresenta hoje, além do tradicional feijão, feijão preto e cia., outros pratos do seu cardápio para aquele sábado tranquilo.   

***

NA TERÇA FEIRA próxima, o Rotary Club de Londrina Nordeste reúne-se, a partir das 12 horas, no restaurante do Hotel Crystal Palace. Seu presidente é o empresário Henrique Ribeiro de Brito, que trabalha com refrigeração. 

***

ARROZ DE BRAGA, para levar, será o evento marcado para o dia 20, na Casa da Amizade. A promoção é dos Rotary Clubs de Londrina.     

NO ANIVERSÁRIO DA SILVIA LÚCIA

A advogada Sílvia Lúcia Arruda Santos Blanco e o marido, o empresário Marcos Aurélio Blanco, abriram a casa para os familiares mais próximos para a comemoração do aniversário da anfitriã. Aplausos também para o chef da ocasião, o advogado Sebastião Nei dos Santos, que homenageou a filha preparando jantar especial. A propósito, o  pai da aniversariante adora a gastronomia nas horas vagas. Nas fotos, a confraternização familiar para marcar uma data muito importante para todo o grupo. 

O empresário Marcos Aurelio Blanco com a esposa aniversariante , a advogada Silvia Lucia Arruda dos Santos Blanco brindando o aniversário |  Foto: Divulgação

 

Ana Lúcia Arruda dos Santos Silveira e Bruno dos Santos Blanco (em pé), Sebastião Nei dos Santos, Ana Gabriela Correia, Sílvia Lúcia Arruda dos Santos Blanco, Ana Paula Cavalheiro e Fábio dos Santos Blanco (sentados) |  Foto: Divulgação

 LIVRO DE IBRAHIM FAIAD 

Durante a realização da Expovel, em Cascavel, o ex-diretor do Bamerindus Ibrahim Faiad, lançou o seu livro IBRAHIM FAIAD, um homem, vários legados, escrito pela jornalista cascavelense Rejane Pires. Na ocasião, ele se encontrou com Gerson Gonçalves de quem é amigo há décadas . ” O reencontro foi muito especial. O seu círculo de amizades em Londrina e região é enorme e ele sente saudades daqueles tempos. Ibrahim, após presidir a Coopavel, recolheu-se a sua fazenda na região onde é um grande produtor de leite”, conta Gerson. 

A LUDOPATIA NA PAUTA DA CÂMARA 

“Ludopata” é o viciado em jogo de azar. Segundo dados que estão na Câmara dos Deputados, dois terços dos viciados já praticaram alguns tipos de atos, dolosos, criminosos, para pagar dívidas de jogatinas. A aprovação dos cassinos e casas de bingos está na ordem do dia no Legislativo Federal em Brasília. Está havendo grande campanha a favor e principalmente contra essa aprovação.  Vamos lembrar que os jogos atuais de loterias da Caixa Econômica Federal bancam grande parte do esporte brasileiro, parte da saúde e da educação.  Por outro lado, há projeto que pede que os “trabalhadores com jogo do bicho” tenham suas carteiras devidamente assinadas, para dar a todos esses profissionais a dignidade necessária que o homem precisa.    

FASE DE CONQUISTAS

Ana Lívia Marques de Farias Meneses Melo comemora a fase de conquistas: veio de Alagoas em 2018 com o marido, conseguiu colocação na MRV Construções, foi promovida a técnica líder de segurança do trabalho nas obras de Londrina e Cambé, concluiu a faculdade de Engenharia Civil na UniFil em dezembro e se prepara para em breve ser mãe do Guilherme. Ela ressalta que a preparação acadêmica na graduação agregou bastante na evolução da carreira profissional. “Estudava Engenharia Civil em Maceió e com a mudança passei meses à procura de uma faculdade renomada. Após pesquisa concluí que a UniFil atenderia minhas expectativas “, conta. Ana Lívia já iniciou   pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. 

|  Foto: Divulgação

 CIRCUITO OFF-ROAD

O que a corrida tem a ver com felicidade? Tudo, segundo o expert Guilherme Piazzalunga. Em contagem regressiva para a prova Circuito Decathlon Off-Road,  atletas seguem nos treinos sem perder o espírito esportivo. A primeira prova do calendário de corridas do ano está com as inscrições abertas e atrai atletas de Londrina e região graças ao clima amigável, a opção de correr ou pedalar e ao cenário escolhido para a etapa, uma estrada rural  no Limoeiro  que propicia verdadeira imersão com a natureza .As inscrições estão abertas até o dia 17  de fevereiro pelo site: www.centraldacorrida.com.br .  Referência no que faz, a Capa Eventos, empresa de eventos esportivos e de entretenimento, representa verdadeiro estímulo para quem pratica atividade física ao organizar provas de corrida. De acordo com o sócio proprietário da Capa, Guilherme Piazzalunga, as atividades retomam o calendário em 2022 com as medidas de segurança necessárias em razão da Covid-19. “As corridas possuem papel fundamental na saúde física e mental de muitas pessoas. Atletas amadores apostam na corrida de rua como uma válvula de escape para os problemas do dia a dia e também para render mais no trabalho e na vida pessoal  graças à atividade física”, conta. A  foto  de Sandro Cabral  é  da prova de 2021. 

|  Foto: Sandro Cabral – Divulgação

  Ganhou a Mega da virada e não buscou o prêmio

Um ganhador da Mega da virada em 2020, que fez o jogo em São Paulo, não foi receber o prêmio, um dinheirão, que depois de vários meses, está em mais de 200 milhões, que foram destinados ao Fies. Dinheiro que financiou estudantes de faculdades e universidades particulares de todo o Brasil. 

Só o edredom sabe o que corre em noites do BBB 

O HÉTERO ELIEZER DO BIGODE parece que deseja conquistar o prêmio de “garanhão” da edição. Depois de ficar com Maria, não se conteve diante do corpo de pin up girl de Natália. E com ele foi “ripa na chulipa!” O movimento foi intenso entre os dois.  

UM SAUDOSISTA das velhas madrugadas da ex-boemia londrinense disse: “o que tenho visto, nem em boates ou casas da Vila Matos (hoje Rodoviária) acontecia… Parece que liberou geral e o ganso começou a ser afogado no BBB”.    

Novidade em ótica na Suíça 

ÓTICAS da Europa já começam a se preocupar com os suíços, que estariam concluindo projeto que criariam óculos cujos  graus são ajustáveis. O monopólio do setor no Velho Mundo vai levar uma sacudida.      

***

LEIO no noticiário geral sobre vacinas, que pesquisa médica afirma que os que tomaram duas doses de Coronavac  e a Pfizer como terceira melhoraram a proteção contra a Covid-19. Pode ser, a gente não discute com cientistas, mas aqui em Londrina e região, algumas pessoas tiveram tontura, febre, perderam paladar, passaram mal e etc., depois que tomaram a Pfizer como terceira dose. Eu mesmo sofri algumas consequências.   

Casagrande, o maior crítico de Neymar Jr. 

O jornalista Rica Perrone, amigo do jogador, disse que o maior crítico de Neymar Jr., na Rede Globo, não é a emissora, e sim a equipe da cabine, ou melhor dizendo, é o comentarista Casagrande. Que pega pesado contra o famoso jogador. Perrone declarou que hoje a Globo precisa mais de Neymar em seus programas do que o atleta do PSG e da seleção da emissora. Afirmou que Galvão Bueno, o narrador oficial dos jogos da seleção, é amigo de Neymar,e gostaria que as coisas fossem diferentes.       

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *