SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O americano Shaun White, 35, lenda do snowboard após ter conquistado três ouros olímpicos no half-pipe, ficou sem medalha nesta sexta-feira (11) nas Olimpíadas de Inverno, em Pequim. Foi a sua última competição antes de se aposentar. Ele terminou na quarta posição, em prova vencida pelo japonês Ayumu Hirano, 23.
O atleta marcou 85 pontos como o melhor recorde, enquanto Hirano levou o ouro, à frente do australiano Scotty James e do suíço Jan Scherrer.
O tricampeão lutava por uma medalha depois de completar seus dois primeiros rounds, mas caiu no terceiro quando precisava vencer Scherrer.
White parecia desanimado na área de chegada, antes de sorrir e acenar para a multidão.
Hirano levou o título com uma grande rodada final, na qual os japoneses, que haviam conquistado duas pratas olímpicas antes deste ouro, tiveram uma pontuação de 96.
James, que conquistou o bronze nos Jogos de Pyeongchang de 2018, terminou em segundo lugar com 92,50 pontos, enquanto Scherrer ficou em terceiro com 87,25.
White teve que se contentar com o quarto lugar, depois de ser o primeiro em Turim-2006, Vancouver-2010 e Pyeongchang-2018. Em Sochi-2014 foi quarto, como em Pequim-2022.
Um dos maiores nomes da história do snowboard, ele já havia afirmado que os Jogos de Pequim serão a sua última disputa olímpica na carreira.
“Dei tudo de mim. Houve alguns altos e baixos no caminho para chegar até aqui e, por isso, sinto que me tornei mais forte e melhor”, disse White ao site oficial das Olimpíadas ao anunciar a despedida.