Providencial a manifestação da diretoria e conselhos da Secretaria de Cultura contra a pintura dos bancos e totens da Praça Primeiro de Maio em Londrina. Outras praças como a Praça Rocha Pombo, a Praça Marechal Floriano e a Praça Nishinomiya foram alvos do mesmo tipo de intervenção. A introdução de cores denominadas de revitalização. Descolorir já. Respeitar o material natural. Restaurar as placas comemorativas. Recuperar o significado dos espaços públicos de Londrina.
Humberto Yamaki (arquiteto) – Londrina
Então, é Natal!
Então. O Natal se aproxima e alguns com muito dinheiro no bolso para comprar o carro novo e centenas pensando no dinheiro para se garantir pelo menos o ovo; investidores preocupados com a Bolsa e milhares com a bolsa cheia de boletos e cobranças; os políticos preocupados com o teto de gasto social e centenas de milhares sem teto para passar a noite feliz; lares com a mesa farta e centenas de barracos “fartando” quase tudo, sempre na esperança de pelo menos um dia feliz; o brinquedo para muitas crianças e outras milhares vendo a noite feliz na esperança do Papai Noel que nem sempre sorri para todas elas, brincadeira sem graça. E, assim, a cada festa vai se evidenciando esta desigualdade bestial de nosso Brasil, principalmente com as crianças, assim como aquela pobrezinha que nasceu há mais de dois mil anos. No dia que os brasileiros começarem a dar mais valor a Jesus menino e menos valor ao Papai Noel capitalista, talvez, esta desigualdade diminua um pouco. Que a noite feliz seja para todos, sem “excluídos”. Afinal, este foi o ensinamento que o Rei menino ensinou ao nascer na pobreza. Feliz Natal ao aniversariante.
Manoel José Rodrigues (assistente administrativo) – Alvorada do Sul
Auxílio a protetores de animais
Nossa missão é proteger tudo aquilo que Deus criou: pessoas, animais e plantas. Nossa luta deve ser diária e contínua, com alegria, esperança e fé. Hoje venho propor que a população londrinense, bem como o Poder Público municipal e estadual e as empresas de Londrina contribuam de forma mensal e consecutiva com as associações, ONGs, protetores e todo tipo de movimento que vise o bem estar animal. Lendo o jornal tomei conhecimento de que 12 empresas de Londrina estão entre as 500 maiores do Sul do Brasil. Na nossa cidade há grandes grupos empresariais extremamente bem sucedidos, muitos profissionais liberais de todas as áreas de grande importância, e todos eles podem contribuir financeiramente e influenciando muitas pessoas a ajudar também. Sei que há aqueles que poderão falar que não têm obrigação; outros podem se colocar a margem da situação. Mas não se trata disso; se trata de nos unirmos em torno da proteção, segurança e condições de sobrevivência com dignidade para toda a criação de Deus. A ADA, o SOS Vida Animal, as protetoras independentes, outras associações, todas estão extremamente necessitadas de nosso auxílio e compromisso fixo. Juntem-se a nós nesta luta! Por uma Londrina que cuida dos seus: seus animais, suas pessoas e sua natureza. Solidariedade faz a diferença. Só juntos é que nós conseguiremos. Londrina vive e cuida dos seus.
Valdeliz Gomes Casonato (advogada) – Londrina
Correção
Na chamada de capa publicada na edição de segunda-feira (19), o correto é “Justiça eleitoral confirma vaga de deputada estadual eleita por Londrina”