A empresária de Londrina Catarine Strongen Palmieri (25) venceu uma das competições da primeira temporada do Self-Made Brasil. No 12° episódio do programa, exibido na última quinta-feira (8), Palmieri disputou diversas provas com outros três competidores e levou a melhor com uma receita de queijo curado de castanha de caju. A jovem é vegetariana há nove anos e é proprietária da marca londrinense Acaiú (@acaiucozinha), que desenvolve e comercializa produtos veganos desde 2021.
| Foto: Arquivo Pessoal
Acaiú
Radicada em Londrina há sete anos, Catarine Strongen Palmieri cursou engenharia ambiental na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Depois de formada, começou a trabalhar em uma cafeteria que vendia produtos veganos. “Minha ex-chefe comentou que muitos clientes dela pediam por opções de queijos além daquelas marcas industrializadas que a gente encontra nos supermercados. Foi assim que surgiu a ideia”, conta.
O primeiro passo foi entrar em um curso de queijos e laticínios veganos. “Eu aprendi a fazer queijos à base de castanha e um mês depois, em dezembro de 2021, abri a Acaiú”, relembra. Com a marca, que significa ‘caju’ no tupi-guarani, vende pelas redes sociais, para estabelecimentos físicos e clientes em cidades da região.
Sobre a marca ser vegana, ela conta que está na transição do vegetarianismo para o veganismo, que exclui qualquer alimento ou produto de origem animal do cotidiano. “Por conta da minha formação, do contato com a natureza e com os animais, não faz sentido eu compactuar com uma indústria que é totalmente nociva ao meio ambiente e a outros seres vivos”, destaca.
O reality show
O Self-Made Brasil é um reality show de empreendedorismo gastronômico da Sony Channel, que traz participantes diferentes a cada novo episódio do programa. Cada competidor precisa apresentar um produto artesanal da sua marca e ‘vender’ a ideia para três jurados. Como não há inscrição, Palmieri foi indicada pelo influenciador e cliente londrinense Guilherme Lima – conhecido como Veggui. Com o lugar mais alto do pódio, a jovem faturou um prêmio de R$ 25 mil para investir na marca, além de consultorias e acesso garantido na próxima edição da Anufood, a maior feira de gastronomia da América Latina.
| Foto: Arquivo Pessoal
No programa, a jovem apresentou aos jurados o carro-chefe de sua marca: o queijo curado de castanha de caju. “Primeiro eu faço a retirada do leite da castanha, depois a fermentação e por fim a cura, que leva cerca de 30 dias”, conta. Segundo ela, é a cura que garante ao queijo a textura, cor e sabor específicos. No dia a dia, ela também produz salgados e espetos veganos, principalmente de proteína de soja e tofu.
Segundo Palmieri, foram três etapas eliminatórias até chegar a fase final da competição. “Eles avaliam desde o nosso produto até como vendemos essa ideia, como contamos sobre a marca e a forma com que recebemos as críticas e elogios e trabalhamos em cima disso”, explica.
Com a ajuda das consultorias e da premiação em dinheiro, a empresária pretende investir em um espaço físico, já que ainda faz todos os preparos na cozinha de casa. “Foi muito bom e gratificante ter o meu trabalho reconhecido. Isso mostra que estou no caminho certo e que fiz a escolha certa. Minha vontade é expandir a minha marca e levar a Acaiú para outros locais”, finaliza.
O episódio em que a empresária de Londrina participou e os demais capítulos estão disponíveis na Sony Channel toda quinta-feira, às 20h30.