Redação com assessoria
O município de Pato Branco oferta, por meio do programa Digital PB, mais de 100 serviços para o cidadão de forma 100% online. O lançamento e apresentação dos serviços ofertados foi realizado na terça-feira (13) e tem como objetivo dar mais celeridade, transparência e resolução das demandas da população.
“O programa faz parte da modernização do setor público, que busca simplificar, conectar e facilitar a vida dos pato-branquenses. Uma economia de tempo e recursos financeiros, beneficiando a prefeitura e toda a sociedade, além de contribuir diretamente na preservação do meio ambiente”, afirma o prefeito Robson Cantu.
O programa já funciona internamente na administração municipal, tendo já uma estimativa de economia em compra de papel de mais de R$ 180,5 mil, em cerca nove meses.
Para a população, já estão disponíveis os serviços de protocolo eletrônicos, emissão e alteração de alvarás, ouvidoria, licenças, emissão e acompanhamento do IPTU, renegociações, solicitações de serviços, entre outros. Para acessar os serviços, basta acessar o site da Prefeitura (https://patobranco.pr.gov.br/) e clicar em DIGITAL PB.
“O objetivo é de gradualmente ir implantando os demais serviços disponibilizados e realizados pela administração municipal”, pontua o prefeito.
De acordo com Edmilson Santos, representante da GOVBR, “não será mais necessário ir até o local para ser atendido, pois encontrará todos os serviços que precisa de casa, como se fosse um banco, vai conseguir fazer do celular, notebook, tablet ou qualquer dispositivo com acesso à internet”.
O representante destaca, ainda, que os serviços devem ficar mais ágeis e mais transparentes, já que o cidadão poderá acompanhar o trâmite do processo de forma online.
“É uma economia e responsabilidade social muito grandes, além de um legado que a gestão está deixando para o município”, comenta Edmilson.
Rosilene Passos, responsável pelo Programa na Prefeitura, explica que o objetivo do Digital PB é de fazer com que a comunicação interna e externa da Prefeitura seja totalmente online. Assim, o poder público terá uma visão mais clara de todos os processos, permitindo ao gestor municipal analisar percentuais de engajamento, eficiência e qualidade na prestação de serviço. Enquanto o cidadão poderá fazer seu pedido digital 24 horas por dia, de qualquer lugar, de qualquer ferramenta que tenha acesso à internet.“Consequentemente, os servidores reduzirão o uso de papel, aumentarão a produtividade, agilizarão a rastreabilidade dos documentos e, principalmente, melhorarão a transparência na administração”, destaca. “A expectativa é que os serviços se tornem mais ágeis, mais transparentes e mais eficientes, e quem ganha com isso é o cidadão”, pontua.