Invicto no Estadual, Pato Futsal encara o Foz pelo Sub-20

Foto: Mauricio Moreira/Pato Futsal

Incito a 12 jogos (11 vitórias e um empate), a elenco Sub-20 do Pato Futsal encara na noite desta quarta-feira (26), o Foz Cataratas pelas quartas de final do Estadual da categoria. O jogo será no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, às 18h30. O time do Pato fez seu último treino na tarde de ontem (25), e viaja na manhã de hoje para o Oeste.  Na bagagem o time leva ainda um retrospecto de 85 gols marcados e apenas 16 sofridos,

Além do desempenho na competição da categoria, dos jogadores que entram em quadra nesta noite, muitos foram aproveitados em disputas do time adulto, principalmente no momento que as partidas afunilaram, e o Pato acabou por mesclar elencos tanto no Campeonato Estadual Série Ouro – Adulto, como na Copa Paraná.

Assim, até o momento, e não levando em conta a Copa Mundo do Futsal, o elenco Sub-20 realizou 22 partidas oficiais (12 do Estadual Sub-20, seis da Copa Paraná e quatro da Ouro Adulto).

Para o técnico Pedro Garcia, que comanda o time de base, seu grupo está preparado para a partida. “O negócio é não perder lá”, afirma o treinador deixando claro que o objetivo é a vitória no Oeste, para em casa, quando houver definição de data (até 5 de novembro deve ocorrer a partida de volta), fazer valer o mando de quadra para garantir a vaga na semifinal.

Para tanto, ele vê nas experiências oportunizadas nas partidas diante equipes profissionais, um fator positivo para este momento da sua equipe. “Por mais que não ganhamos alguns jogos, o objetivo foi alcançado, que era competir de igual por igual com grandes equipes de Liga [Nacional de Futsal], inclusive tiramos o Umuarama.”

Para Pedro, o entrosamento dos jogadores vem ainda da formação de 2019, uma vez que parte do elenco que hoje chega nas quartas do Estadual Sub-20 já treina junto desde então.

O treinador afirma que neste momento o trabalho mental é o que mais vem sendo exigido dos jogadores, e como justificativa, ele elenca uma série de fatores, mas que todos passam pelo desempenho que chamou a atenção tanto de outras equipes, mas também por uma maior exposição midiática.

Para o goleiro Alysson, que tem sua renovação acertada com o Pato para a temporada 2023, o trabalho nesta reta final de competição é reflexo do início da temporada, ainda em fevereiro. “Agora está chagando a hora que tanto esperávamos. Estamos preparados, confiantes”, afirma ele ao revelar que o próprio grupo acredita que defender o Pato em competições profissionais “deu casca e fortaleceu o grupo. Quem estava jogando menos, passou a ter rodagem, e isso foi bom para o elenco como um todo”.

Gustavinho é outro que já tem sua permanência no Pato definida para o próximo ano. O ala afirma que o trabalho do elenco vem se refletindo em quadra e nos resultados. “Entramos em uma fase da competição que vamos ter que encarrar como final. Indiferente de quem for nosso adversário, temos que encarrar da mesma forma”, afirma o jogador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *