Com 80% dos domicílios visitados, IBGE terminará Censo 2022 só no final de janeiro

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) adiou o prazo para finalizar o trabalho do Censo de 2022 em para o final de janeiro de 2023. Isso porque o objetivo era entregar o relatório final da análise sócio-econômica da população londrinense em outubro, mas até agora 80% dos domicílios foram visitados pelos recenseadores. 

Os trabalhos foram iniciados no início de agosto, mas o IBGE tem encontrado alguns obstáculos como falta de profissionais, recusa de pessoas que confundiam o censo com pesquisa eleitoral e algumas dificuldades de acessar condomínios.  

“O reflexo ainda é daquele início de coleta mais conturbado, mas agora o ritmo de coleta melhorou. O adiamento foi uma decisão nacional diante de todo o cenário do país. Em Londrina, não foi diferente. Encontramos diversas razões como a receptividade da população com o recenseador. Tivemos problemas com as eleições, que acabou provocando o atraso e confundindo alguns que entendiam ser uma pesquisa eleitoral. Nessas últimas semanas as chuvas também dificultaram o trabalho de campo”, afirmou Fábio Fujimoto, coordenador do IBGE na região de Londrina. 

O objetivo do censo demográfico é levantar dados estatísticos (sexo, idade, renda, concentração no território, tipo de trabalho, organização familiar, etc) sobre a população. Estes dados devem ser usados para a definição de políticas públicas mais adequadas à população.

O Instituto está enfrentando ainda dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, de 28/11 a 4/12, o IBGE contava com 60.611 recenseadores em ação, 33,1% do total de vagas disponíveis.  Em Londrina, o objetivo era contratar 520 pessoas para realizar o Censo. Mas, atualmente, o número de recenseadores é de cerca de 400 trabalhadores temporários. Também foi feito cadastro reserva para buscar novos interessados.  

A taxa de recusa de responder ao Censo em Londrina está na casa dos 2%dos domicílios visitados segundo balanço atual, dentro da média nacional.  “Apesar de todas as dificuldades, é um percentual dentro do esperado. O ideal era que não houvesse nenhuma recusa, mas está dentro da normalidade”, pontuou Fujimoto.    A intenção é concluir no município o trabalho de campo no dia 15 de janeiro, na cobertura de mais de 200 mil domicílios e até 30 de janeiro a entrega dos dados e supervisão do serviço, informou o coordenador regional do IBGE. 

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *