EDITORIAL – O Natal está nas ruas

Invariavelmente, em dezembro, a cena se repete. Nas primeiras semanas, o clima natalino começa a ganhar espaço no comércio de rua e centros de compras à medida em que a decoração típica da época ganha as vitrines, ruas e casas. Conforme o calendário se aproxima do dia 24, véspera do Natal, as ruas comerciais e shoppings ficam lotados de pessoas correndo para comprar os presentes e os produtos da ceia.

O Natal realmente movimenta o comércio presencial ou online. Mesmo em tempos bicudos, com a economia perdendo vigor, a data é a melhor para os lojistas brasileiros. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia dos Avós, nada se compara à amplitude do 25 de dezembro. Há a tradição da troca de presentes e também o costume de reunir familiares e amigos em volta da mesa, de decorar a casa, comprar roupas, sapatos. A época movimenta diversos mercados, mesmo que indiretamente. 

Em Londrina, começou na segunda-feira (5) a tradicional campanha de fim de ano da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), com o horário do comércio de rua estendido até 22 horas. O projeto é fruto de uma parceria com a Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) e a Londrina Iluminação para realizar a decoração do Calçadão, incluindo diversas alegorias, com programação cultural e atividades na Casinha do Papai Noel.

A expectativa é que as vendas de Natal deste ano aumentem 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo pesquisa da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), a média de crescimento das vendas no Paraná deva ficar em 11,9%. Em 2021, as vendas do comércio londrinense durante o LondriNatal cresceram 18% em relação a 2020.

Diversas ações foram programadas para levar os consumidores para o comércio de rua, como a chegada do Papai Noel até a sua casa, instalada no centro da cidade e várias ações culturais. Há algumas semanas, a prefeitura já havia inaugurado algumas instalações natalinas, como a árvore gigante flutuante do Lago Igapó. 

Todas essas ações significam muito mais que luzes coloridas. Elas refletem a beleza das várias regiões da cidade, somando história, fé, alegria, confiança e, em relação ao comércio, a oportunidade de reforçar a época mais importante para as vendas, que acabam gerando empregos e realizando sonhos.

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