Secretaria da Saúde confirma quatro novos casos de Mpox no Paraná

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou nesta quarta-feira (30) mais quatro casos de Mpox no Paraná. Eles foram registrados em Curitiba, Araucária, Pinhais e Colombo.

Ao todo, o Estado soma 278 diagnósticos positivos da doença, 924 descartados, 149 suspeitos e nenhum óbito. Dentre os casos confirmados, 263 são homens e 15 são mulheres. A faixa etária da maioria das confirmações abrange dos 20 aos 39 anos.

Ao todo, o Estado soma 278 diagnósticos positivos da doença, 924 descartados, 149 suspeitos e nenhum óbito. |  Foto: Divulgação/Sesa-PR

 MPOX

Para evitar o uso de linguagem racista e estigmatizante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou na segunda-feira (28) a adoção do nome Mpox para a doença. Com a nova determinação, os dois nomes poderão ser utilizados pelo prazo de um ano, até a extinção total do nome inicial.

SINTOMAS

A Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Jacarezinho

Na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho há três municípios em que foram confirmados casos da doença: Santo Antônio da Platina (1),  Siqueira Campos (1) e Tomazina (1). NA 17ª Regional de Saúde de Londrina ainda não há casos confirmados.  

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *