O abono de Natal injeta R$ 15 bi na economia paranaense, mas a prioridade das famílias é usar a grana para pagar dívidas, o que acontecerá com quase a metade das famílias paranaenses, segundo análise do Fecomércio e Sebrae. Esse nó brasileiro – a dívida familiar – é o principal fator de contenção, a impedir que façamos do consumo o fator de retomada do desenvolvimento, daí a importância da mediação de órgãos na negociação dos débitos. Um sinal da conjuntura é que os mais pobres se endividam para comprar comida e pagar contas. Para os mais ricos principal motivo para pegar um empréstimo é empreender, segundo pesquisa recente. A pesquisa mostrou que o brasileiro, de um modo geral, busca empréstimo para manter a rotina da casa. Espaço mínimo para empreender e sair do moto contínuo.
Front
Segue em escala crescente a Covid e no Brasil tivemos 5.191 casos e 11 óbitos, no Paraná 671 casos e nenhuma morte. Cientistas criaram vacina polivalente contra a gripe. Testada exclusivamente em animais ela abrange todos os principais subtipos de vírus da doença.
Tarifa zero
Cogitada no dia da eleição, a tarifa zero virou moda e seus estudos avançam no país e pintou até na equipe de transição de Lula. Ela já é adotada em 51 cidades, sete delas no Paraná (Ibaiti, Ivaiporã, Matinhos, Paranaguá, Pitanga, Quatro Barras e Wenceslau Braz). Aqui até passear com Papai Noel custa algum.
Trânsito mortal
Estamos diante do maior número de mortes em acidentes de trânsito dos últimos cinco anos.
Atrações
Carrossel no Passeio Público, roda-gigante na frente da Universidade Federal, criação do 45º parque de Curitiba nas celebrações agora de Natal no Pinhal de Santana.
Mutirão
Um mutirão em favor da população sob risco está em desenvolvimento pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Análise vai além do morador de rua.
BRDE
O BRDE liberou R$ 113 milhões em atividades empresariais femininas.
Crédito
Concessões de crédito caíram 4,3% entre outubro e setembro.
Previdência
O maior dos atrativos nos fundos de previdência está na redução tributária, entre elas fugir do Imposto de Renda é de tudo a principal vantagem.
Carros
O veículo usado fica mais barato, todavia os juros atrapalham. Já nos classificados como seminovos a média de valores cai 0,56% em agosto e 0,19% em setembro. O crédito extremamente mais caro trava as vendas.
Varejo padece
Enquanto as commodities despontam em balanços do terceiro trimestre, o varejo é que padece .