Seja a versão original de si mesmo

O mundo das empresas está repleto de gente que se “fantasia” de profissional – pessoas tentando parecerem perfeitas. Será possível?

Na realidade, elas sabem muito bem que são limitadas e muitas vezes até chatas. Mas calculam que ninguém quer se relacionar com gente assim. Por isso, criam uma fantasia.

Eu me sinto obrigado a dizer algo importante a tais pessoas e, mesmo sabendo que você não faz parte do grupo delas, falo também a você, que me lê agora.

Não tenha medo de deixar os seus pontos fracos transparecerem. As nossas imperfeições são reais. Elas existem e fazem parte da nossa natureza. E quer saber? As pessoas reagem bem ao que é real. Flores de verdade estragam. E nós continuamos preferindo flores naturais àquelas de plástico, que podem parecer perfeitas e nunca murcham.

O que eu quero dizer é: não se preocupe com o discurso e com as atitudes que você considera ideais. Não faça disso o seu modelo. Ao contrário. Mostre ao mundo como você realmente é, e inclua nisto os seus defeitos.

Coisas polidas demais acabam perdendo a alma… e parecem robóticas.  Então fale do jeito que você normalmente fala e aja conforme a sua natureza. Revele fatos que os demais preferem não mencionar.

Seja sincero quanto aos seus pontos fracos. Mostre a sua versão mais atual, mesmo que não esteja finalizada porque a melhor imagem profissional não é a da perfeição, mas a original, ou melhor, a imagem da autenticidade.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *