Jataizinho – Um ano após o fim dos contratos com as concessionárias de pedágio, o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) assumiu, no fim de semana, o último trecho de rodovia que faltava, que era o lote um do antigo Anel de Integração. São cerca de 342 quilômetros de estradas no Norte e Norte Pioneiro – na região a principal é a BR-369 -, que estavam sob os cuidados da Econorte.
LEIA TAMBÉM: Mais de 60% das rodovias do Paraná têm problemas na pista e de sinalização
A empresa continuou prestando assistência hospitalar e guincho nos últimos 12 meses, mesmo sem cobrança de pedágio, devido à não execução de uma obra de viaduto em Jacarezinho (Norte Pioneiro). O DER-PR contratou uma terceirizada para oferecer atendimento de guincho e fazer a inspeção de tráfego. O contrato é de 12 meses, com um valor de R$ 13,2 milhões. Os acidentes serão socorridos pelo Corpo de Bombeiros e Samu, assim como já ocorre em outras rodovias.
Segundo o departamento, o lote contempla duas ligações entre Londrina e São Paulo, pela BR-369, rumo a Ourinhos, e pela PR-445, rumo a Assis; um trecho da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina; e as ligações entre Jataizinho e Assaí e entre Ibiporã e Sertanópolis, ambos trechos da PR-090.
O Centro de Operações Integradas deverá ser acionado pelo telefone 0800 400 0404 em casos de acidentes, pane, quedas de carga, animais soltos na pista, materiais no asfalto e buracos. As chamadas serão recebidas 24 horas por dia. “Com o tanto de dinheiro que a Econorte arrecadou no pedágio poderíamos ter uma situação melhor de rodovia. Mas em relação a guincho e socorro médico, isso sempre funcionou bem. O DER tem que manter essa agilidade”, comentou o entregador Roberto Matos.
MANUTENÇÃO
O Departamento de Estradas de Rodagem no Estado destacou que mantém cinco contratos para manutenção das rodovias até dezembro do ano que vem. Entre as atividades realizadas estão reperfilagem, controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição da sinalização e dispositivos de segurança viária.
Somente na Superintendência Regional Norte são atendidos 230,29 quilômetros, contemplando todas as rodovias estaduais do antigo lote um (Econorte) e do lote dois (Viapar). O custo neste contrato é de pouco mais de R$ 27 milhões.
PRAÇA DE JATAIZINHO
Enquanto existe a garantia de manutenção de conservação das estradas e socorro médico e aos automóveis, o mesmo não pode ser dito da praça de pedágio desativada de Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina). O cenário no lugar é de completo abandono e destruição. As cabines foram totalmente vandalizadas, com vidros estilhaçado, portas quebradas e os fiação elétrica furtada.
Praça de pedágio desativada virou cenário de destruição | Foto: Pedro Marconi – Grupo Folha
A responsabilidade pelo cuidado do espaço é do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Está horrível desse jeito, dá medo de passar aqui a noite. Poderiam isolar com tapumes para evitar invasões e que saiam quebrando tudo”, afirmou o caminhoneiro Josué Geraldo Domingues. “Está feio, tudo largado. Sou contra pedágio, mas se construíram e vai ter mais gente cobrando, poderiam desmontar e depois construir outro, quando voltar a cobrança”, sugeriu a vendedora Ana Cristina Duarte.
A reportagem entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, no entanto, não obteve resposta até a finalização da matéria.
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.