Três reuniões dos Comitês de Bacias Hidrográficas serão realizadas nesta semana para debater a respeito da gestão dos recursos hídricos nas regiões Norte Pioneiro, Centro-Sul e Oeste do Paraná. O objetivo é garantir transparência nas decisões acerca da utilização adequada das águas. Todos os encontros podem ser acompanhados ao vivo pelo Canal do YouTube dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná.
A primeira reunião é a do Comitê do Rio Jordão, que atua na gestão dos rios do Centro-Sul do Estado. | Foto: Denis Ferreira Netto/AEN
A primeira reunião é a do Comitê do Rio Jordão, que atua na gestão dos rios do Centro-Sul do Estado. O encontro acontece nesta terça-feira (22), com início às 14h. É a 2ª Reunião Ordinária deste ano.
Na quarta-feira (23), às 9h, o debate envolve a região Oeste, com a 31ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacias Hidrográficas Paraná 3. O tema é a importância dos recursos hídricos, que são utilizados de diversas formas, sendo indispensáveis para a conservação das atividades humanas e o sustento das outras formas de vida.
Com os mesmos objetivos e a participação dos representantes do Poder Público, instituições e usuários dos recursos hídricos, o Comitê das Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 (Norte Pioneiro) se reúne na sexta-feira (25), às 9h30.
COMITÊS
Os comitês são responsáveis pela gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para a população, além de preservar seu entorno e a biodiversidade. O IAT (Instituto Água e Terra) é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva deles.
Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.