O SESCAP-LDR promoveu, no dia 4, o tradicional Baile do Balanço que reuniu empresários de Londrina e região, associados e parceiros da entidade. O menu foi assinado pelo Buffet Laguna. Os convidados foram presentados com caixas de doces finos by Poli Bignardi e a animação por conta da Banda Charme. A diretoria de eventos tem recebido elogios pela organização. As fotos são de Carmen Kley.
As diretoras Paola Crepaldi, Andreia Carmo, Marisa Furlan e Viviane Batista. | Foto: Divulgação – Carmen Kley
O 1ºVice-presidente do SESCAP-LDR, Marcos Ferreira acompanhado da esposa Sônia Ferreira. | Foto: Divulgação – Carmen Kley
O 2º Vice-presidente do SESCAP-LDR, Marlon Marçal e a esposa Amanda Marçal. | Foto: Divulgação
O diretor do SESCAP-LDR, Emerson Agra com a esposa Poliane Bignardi. | Foto: Divulgação
O diretor do SESCAP-LDR, Jair Vicente com a esposa Cleonice Gome. | Foto: Divulgação – Carmen Kley
****
DOMINGO, dia de degustação de assados de Milton Furuta, o chef da casa de carnes do Mercado Shangri-lá, que já começa a aceitar encomendas para o Natal e o Réveillon, que prometem grande movimentação de agora em diante.
****
ANTONIO TOMIO Furuta e Mário Furuta trouxeram para a mercearia do Mercado Municipal os panetones italianos da La Plastina, da Fasano e da Pasticceria Fracaro, com atrações distintas com e sem recheios. São saborosos, disseram os que já degustaram tais guloseimas. Será um presente de final de ano que não terá erro.
Posse no Sindicato dos Médicos
que pensa em criar cooperativa!
A nova diretoria do Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná (Sindmed) será empossada terça-feira (dia 22), no Espaço Sicredi Dexis. O cirurgião Frederico Alves Negrão assume a presidência pelos próximos dois. Fazem parte da diretoria os médicos George Câmara Lopes; Ericka Arrazola López; Odarlone Santos de Souza Orente; Joacy Campos Junior; Wilson Torres e Souza e José Marcelo de Oliveira Penteado. A nova diretoria do Sindmed apoia a criação da Cooperativa dos Médicos para oferecimento de serviços ao setor público e privado.
Comemorando o milésimo gol de Pelé e o desenho histórico de um menino
Aposentado, morando em sua casa no Guarujá, Pelé verá pela televisão a Copa do Mundo que se inicia neste domingo, com o jogo entre Catar e Equador. O Rei da Bola deve ter saudades das vezes em que encantou o mundo, desde 57, com seu notável futebol de garoto. Tricampeão mundial, o maior craque do de futebol do planeta, está comemorando aniversário do seu milésimo gol, marcado de pênalti, no Maracanã, no goleiro argentino Andrada, do Vasco da Gama. Historiando um pouco mais a vida de Pelé (com quem conversei duas vezes), marcou seu primeiro gol em um dia 7 de setembro, em amistoso entre Santos e Corinthians. Estava com 16 anos incompletos. Foi quando jogou aqui no VGD, diante do Londrina, onde marcou duas vezes. Em setembro de 62, Pelé marcou seu gol número 500, diante do São Paulo Futebol Clube. Aqui entre nós, foi mais festejado do que o milésimo de seus gols, marcado de pênalti às 23h19, já nos instantes finais do jogo entre Santos e Vasco da Gama). Até aquele momento, a partida estava empatada. O arqueiro argentino deu murros na grama, quando sofreu o milésimo de Pelé. O mais belo de seus gols foi, no entanto, aquele diante do Juventus, na rua Javari, pelo campeonato paulista, quando o Rei do Futebol “chapelou” cinco defensores do time grená, sob aplausos até dos torcedores adversários, em 1959. Não foi televisionado, mas graças a um menino, Vicente Romanto Neto, pode ser revisto. O garoto vibrou tanto que desenhou para o pai, os “chapéus” (aquela jogada com um jogador passa a bola por cima da cabeça do outro, e pega sem deixar cair) que Pelé deu nos jogadores juventinos. O desenho do menino é o único registro histórico da maior jogada do Rei Pelé.
Fórum em Debate no auditório da Unimed
Vem aí o “VI Fórum em Debate”, organizado pelo Fórum Desenvolve Londrina. Será no dia 22 de novembro (terça-feira) às 7h50, no auditório da Unimed Londrina (na Gleba Palhano), no formato presencial. O evento discute a “Oportunidade de Trabalho e Renda para pessoas em territórios vulneráveis”. Os painelistas são Pedro Marin, da Fundação Tide Setubal; tenente-coronel Marcos Tordoro, comandante do 30º BPM; Lua Gomes, da CUFA Londrina; e Renata Amano, diretora da Fiação de Seda Bratac. Como mediador o jornalista, Gelson Negrão. O VI Fórum é gratuito. É necessário fazer inscrições pelo Sympla : https://bit.ly/forumdebate6
Encontro de amigos
| Foto: Divulgação
O advogado e produtor rural Reginaldo Roveri com o padre Bernardo Gaffá, seu amigo de anos, em acontecimento social em Londrina. Como se sabe, quase todos os anos Monsenhor Gaffá vai à Ilha de Malta, onde nasceu, para visitar a família.
DIA INTERNACIONAL DO XADREZ
Está sendo comemorado hoje em vários países do mundo o Dia Internacional do Xadrez. Mequinho (lembram-se dele) foi maior de todos os enxadristas brasileiros. Gaúcho, nasceu em Santa Cruz do Sul. Tornou-se grande mestre internacional, em 1972, na Iugoslávia. Estava com 20 anos somente. Recebeu convite para ir morar na Rússia, onde milhares praticam o xadrez, por causa do talento dele. O presidente Médici convidou Mequinho, em seu governo, para trabalhar no Ministério da Educação e ensinar xadrez para jovens brasileiros. Em 79, Mequinho ficou debilitado, com miastenia grave, deteriorando seus músculos. Não tinha mais força, nem mastigava mais. A mesma doença que matou o poderoso empresário comerciante de petróleo, Onassis, que se casou com a viúva de John Kennedy. Na religião, foi da renovação carismática católica.
****
Roni, do Palmeiras, tem um automóvel de luxo, mais caro do que o de Fausto Silva, o Faustão. Foi o que observaram no estacionamento da Rede Bandeirantes, em São Paulo. Viram e compararam.
Corrigindo resultados da Copa de 50
No Mundial de 1950, no Brasil, a seleção brasileira, que jogava de uniforme branco, ganhou de 7 a 1 da Suécia. Da Espanha, venceu por 6 a 1, no Maracanã, dia em que a torcida cantou a música “Touradas em Madri”, marchinha carnavalesca do compositor Braguinha, que dizia “Eu fui à tourada em Madri, e quase não voltou mais aqui, para ver Zazá e pra ver Fifi… Pararatimbum, bum bum…” O Uruguai ganhou da Bolívia por 8 a 0, empatou com a Espanha em 2 a 2, derrotou a Suécia por 3 a 2, e venceu o Brasil, na decisão, por 2 a 1, e levou a Taça para Montevideu. Feriado de 3 dias no Uruguai. O maior jogador do time campeão foi o capitão Obdulio Varela, que hoje seria meio de campo.
Como ganhar mais anos de vida
“Não levando a vida a ferro e fogo, você pode ganhar mais um ano e meio de tempo aqui na Terra. Bebendo vinho, mas com moderação, a pessoa terá a possibilidade de ganhar mais 4 anos, com este comportamento”. Disseram professores da Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUC de Porto Alegre, Maria Lucia Lebrão, da USP, Márcia Felix, da Associação Brasileira de Nutrição, e Wilson Jacob Filho, da USP.
Vamos acrescentar o que disse o médico Murilo Carvalho, de Londrina: quem evitar o cigarro poderá viver de 3 a 6 anos mais.
Sucesso no Web Desafio
| Foto: Divulgação
O Colégio Londrinense e o Anglo Londrinense conquistaram uma dobradinha inédita na história do Web Desafio, a gincana virtual de conhecimento e de pesquisa do Sistema Anglo de Ensino. As equipes 4*Town>:), do Ensino Fundamental II, e Powerwash Gang, do Ensino Médio, foram as campeãs nas suas categorias da fase final nacional, realizada em 23 de outubro no campus da Facamp, em Campinas. A façanha dupla reafirma o trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes pedagógica e docente. Alunos vencedores receberam premiação em dinheiro. Na foto, o diretor geral Eleazar Ferreira, o coordenador de Olimpíadas Junior Vendrame, os alunos integrantes da equipe Powerwash Gang Luiz Fernando Ribeiro Rodrigues, Rafael Tagliamento Santana, Vinicius Eduardo Fabiani Moreira e Gregório Suzuki de Lima, a orientadora Katiucia Montalvão e o diretor educacional Luciano Maia.
Panetones incríveis
| Foto: Divulgação
Uma das iguarias mais amadas do mundo é o chocolate! E quando ele se mistura às receitas natalinas trazendo panetones incríveis, o Natal fica melhor ainda. Esta dupla infalível está fazendo o maior sucesso na Cacau Show do Shopping Quintino. A loja está repleta de delícias que vão conquistar a todos os paladares. “Venha conferir as novidades e garantir aqueles que já são tradição, de tão amados!”, convida o staff.
****
“A calça é uma peça que a gente bota, e a bota é outra que a gente veste” (Do vendedor Ditinho, da ex-Casa Chic, de um libanês boa praça de Santo Anastácio, que benzia quem estivesse com dor de dentes…)
****
“O aumento do poder de compra das classes C e D é um dos fatores que impulsionam o comércio e a indústria”. Ouvido na sede da ACIL, em Londrina.
Rico e muito pobre
“Interessante o Brasil: é um país rico, que produz misérias a toneladas”. Dito pelo comentarista Cláudio Zaidan, da Rádio Band. Digo eu: o Congresso Nacional sabe disso, mas cruza os braços, fica de boca calada, entra ano, sai ano, vem eleição, vai eleição. Que se ferre o povo!
¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1