Retratar a arte, as dores, a leveza e a alegria do processo de adolescer. Esse é o objetivo da I Mostra Graffitei, exposição que tem abertura no sábado (19) no Sesc Cadeião às 15h30, resultado das oficinas de graffiti do Programa Arte Educação com as crianças e adolescentes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) da zona norte. O programa é realizado pela Associação Londrinense de Circo em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
LEIA MAIS:
Sesc Cadeião dedica evento à cultura afro-brasileira e indígena
É utilizando expressões artísticas como meio de transformação social que o programa fortalece os vínculos familiares e comunitários de crianças e adolescentes, assim como incentiva seu protagonismo e autonomia. Na Mostra Grafittei, as obras refletem as vivências periféricas e marginalizadas com expressão sensível e criativa, com realidades por vezes coloridas, geométricas, monocromáticas e sinuosas.
| Foto: Divulgação
Além do pincel e tinta spray, a maioria do material utilizado é reciclado visando também a conscientização dos recursos dentro do processo criativo. É com tapumes de descarte, jornais, latas de spray vazios e outros materiais que as barreiras sociais impostas às crianças ganham sentido por meio da arte. Além dos trabalhos expostos, a Mostra instalou fones de ouvido com entrevistas dos participantes contando suas histórias, permitindo não só a aproximação visual da obra como escutando seu desenvolvimento pelo criador.
Obras são feitas com diferentes tipos de materiais reciclados, valorizando o processo de construção das obras | Foto: Divulgação
‘’É notável como eles conseguem se expressar melhor. Tiveram adolescentes que não falavam quase nada, e hoje, depois de um ano de oficina falam, conversam e colocam seus interesses na roda de conversa. Isso é muito especial’’, explica Amanda Higuchi, educadora que ministra as oficinas sobre como o processo criativo resultou também no autoconhecimento dos participantes. Para ela, oficinas como essa abrem as portas para o conhecimento, cultura e a arte.
| Foto: Divulgação
Com expressão e crítica, o Projeto Arte Educação completa dois anos sob gestão da Associação Londrinense de Circo e pretende gerar cada vez mais impactos positivos nos espaços de atuação, tanto na periferia quanto na área central.
Supervisão: Célia Musilli/ Editora
SERVIÇO
I MOSTRA GRAFFITEI
Onde: Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52, Centro)
Quando: Sábado (19) e domingo (20) a partir das 15h30
Ingressos: Grátis
***
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link