A pandemia ainda apresentava números apavorantes quando o Duo Clavis – formado pelos londrinenses José Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano) – começou a trocar mensagens pelas redes sociais com o violonista Luiz Bueno, radicado em São Paulo e conhecido internacionalmente pela originalidade do trabalho desenvolvido com Fernando Melo no Duofel.
LEIA MAIS:
Cinema: “Nada é Por Acaso’ é inspirado em best-seller espírita
Espaço AML Cultural recebe duas exposições em novembro
Nesse intervalo, Luiz Bueno ficou impressionado pelas possibilidades sonoras da formação piano-vibrafone-violão. O compositor, que não lê partitura e trata a música de forma absolutamente artesanal, trancou-se no estúdio e fez, de uma leva, nove obras dedicadas ao Duo Clavis. Deixou-se levar pelo fluxo criativo, improvisando e compondo ao mesmo tempo, conseguindo temas de intensa naturalidade e beleza.
“As nove composições deste álbum foram criadas assim, no fluxo, durante três dias seguidos. Gravei nove músicas que foram simplesmente saindo, como numa conversa de bar com os amigos. Só que eu tinha uma proposta. Essas músicas eram para o Duo Clavis. Enquanto eu tocava, ouvia o piano e o vibrafone, que é uma formação da qual nunca participei”, destaca Luiz Bueno.
Lá pelas tantas, Luiz e os músicos do Duo Clavis fizeram uma reunião virtual. Os londrinenses não tinham ideia de que o violonista, considerado uma referência na música instrumental brasileira, havia composto um disco para eles. “Meninos, eu tenho nove músicas prontas e quero saber se vocês gostariam de gravar um álbum comigo”, falou objetivamente.
Mateus e Casagrande foram pegos de surpresa: “Falamos na hora: ‘Sim’. Pensávamos que, um dia, tocaríamos juntos. Mas construir um álbum foi uma experiência incrível. Logo em seguida, ele mandou suas composições e só disse uma coisa: ‘Divirtam-se, meninos’. Foi o que fizemos”, lembra Mateus Gonsales.
O álbum “Magia Instrumental” será lançado nas plataformas digitais nesta sexta (18). No sábado (19), Luiz Bueno e o Duo Clavis sobem ao palco do Cine Teatro Ouro Verde para o show de lançamento, a partir das 20 horas, com ingressos à venda na Sympla e nas bilheterias do Ouro Verde.
QUALIDADE
Inédito, o encontro só ocorreu uma vez: em São Paulo, para a gravação do disco, quando os músicos finalmente se conheceram pessoalmente. “A gente ficou um tempo preparando as músicas, e depois fomos direto para o estúdio. Gravamos no Space Blues, em São Paulo, com o grande Alexandre Fontanetti. É um estúdio premiado, com dois ou três Grammys, com qualidade e profissionalismo tremendos”, ressalta Marcello Casagrande.
A parceria deu certo e não foi por acaso. Existem várias conexões entre a música de Luiz Bueno e o Duo Clavis, incluindo o prazer pelo improviso e a busca por uma música profunda e transcendente, mas nem por isso menos acessível. Os três músicos têm a capacidade de simplificar a complexidade composicional com a naturalidade da execução. Ou seja, mesmo as obras mais complicadas tornam-se atraentes.
No caso de Magia Instrumental, a espontaneidade com que as obras foram tecidas pelo violão de Bueno remeteu o compositor à imensidão complexa e delicada da Floresta Amazônica, especialmente o saber ancestral de povos ribeirinhos e determinadas plantas utilizadas em rituais de cura. Dessa forma, cada composição do álbum foi batizada com o nome de uma planta.
“Eles gravaram as nove músicas de uma forma muito visceral. No dia seguinte, fui lá e criei tudo na hora, com a energia de uma música muito pura. Eu vejo alguns momentos do álbum como a trilha de um filme. Magia Instrumental foi construído dessa forma, no fluxo, com uma força e uma energia maravilhosas”, destaca Luiz Bueno.
SERVIÇO
Show Magia Instrumental
Com Luiz Bueno (violão), Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano).
Quando: sábado (19), às 20h
Local: Cine Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85, Londrina/PR.
Ingressos à venda na plataforma Sympla e nas bilheterias do Teatro Ouro Verde