Na última terça-feira, 12, o Instituto Ipsos divulgou o ranking anual das doze marcas mais influentes no Brasil. Oito delas são do ramo de tecnologia e apenas duas são nacionais.
Foram usados seis critérios para avaliar a influência das marcas: inovação; confiança; presença; responsabilidade social; engajamento on-line e desempenho da marca durante a pandemia. Veja o ranking completo:
1. Google
2. Samsung
3. Youtube
4. Netflix
5. Lojas Americanas
6. Amazon
7. Facebook e Mastercard
8. Natura e Nestlé
9. Mercado Livre
10. Microsoft
Os dois nomes nacionais trazidos pelo levantamento se destacaram em diferentes critérios avaliativos. As Lojas Americanas ganhou pontos na dimensão de engajamento on-line, enquanto a Natura foi a marca mais associada à responsabilidade social entre todas as analisadas na pesquisa.
“Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”, diz o CEO Marcos Calliari.