Como identificar potenciais líderes

A primeira posição de liderança na carreira costuma surgir quando o profissional apresenta uma performance acima da média, segue os valores da companhia e ainda mantém um bom relacionamento com o gestor direto, que é quem geralmente patrocina a sua promoção. Portanto, a pessoa tem um desempenho técnico invejável, identifica-se com a empresa e sabe lidar com o chefe.

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Contudo, quem decide sobre a promoção precisa lembrar: como a natureza do trabalho de liderança é muito diferente do papel técnico ocupado até então, a velha caixa de ferramentas pouco servirá no novo cargo. O profissional não pode ser alçado pela competência naquilo que faz hoje em dia e sim pelo potencial que parece ter para desempenhar o novo trabalho.

Por isso, na hora em que você for identificar potenciais líderes, focalize aquilo que importa. Preste atenção, por exemplo, se a pessoa exerce uma influência positiva sobre os colegas de trabalho desde já. Ele é procurado pelos pares quando surgem dúvidas? O que profissionais de outros setores da empresa falam dele? A impressão é positiva?

Também observe a forma como ele age quando é desafiado. Abraça o novo trabalho ou reclama logo de cara? E nos momentos em que as coisas não saem conforme o planejado, lida bem com as crises ou apresenta comportamentos disfuncionais?

Na obra “O líder criador de líderes” (2008), Ram Charan apresenta um checklist de perguntas para a identificação de ações, decisões e comportamentos que revelam o verdadeiro potencial para a liderança:

– Qual é a ambição da pessoa? Ela almeja uma posição de liderança ou é orientada para uma contribuição individual?

– A pessoa se orgulha da realização das metas com base em sua própria capacidade ou fala sobre unir e motivar os outros para atingir essas metas?

– O profissional demonstra curiosidade em relação a temas fora da sua área de especialidade?

– A pessoa se mantém aprendendo continuamente?

– O profissional tem entendimento do negócio da empresa e dos fundamentos que geram dinheiro?

– A pessoa é capaz de articular claramente os requisitos para realizar bem o trabalho do seu chefe? E o trabalho do chefe do seu chefe?

– O profissional obtém bons resultados? E o que é extraordinário nesses resultados?

– Essa pessoa é altamente motivada para moldar o ambiente externo e progredir?

– Ela gosta de trabalhar com pessoas diversas e de alto nível ou traz consigo para um novo trabalho pessoas com as quais se sente à vontade e são fiéis a ela?

– A pessoa está lidando com situações cada vez mais complexas e incertas e utilizando os fracassos ocasionais como oportunidades de aprender?

– O sonho desse colaborador é um desejo inatingível ou é realista? Há evidências claras de que ele tem uma metodologia para continuar a desenvolver novas habilidades e ajustar suas características de personalidade para atingir o sonho?

É assim que costumamos identificar pessoas que realmente têm potencial de trilhar uma carreira de gestão bem-sucedida.

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

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