SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Tricampeão mundial de patinação artística, o norte-americano Nathan Chen, 22, conquistou na madrugada desta quinta-feira (10) a sua primeira medalha de ouro olímpica.
O patinador se apresentou ao som de “Rocketman”, do cantor britânico Elton John, e com cinco saltos quádruplos em seu programa alcançou uma nota 332.60, que o levou ao lugar mais alto do pódio no individual masculino em Pequim-2022.
Os japoneses Kagiyama Yuma and Uno Shoma ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.
“É um turbilhão, tudo está acontecendo muito rápido”, disse Chen em entrevista à NBC após a prova.
“Esse programa é muito divertido de patinar. No fim, eu realmente me diverti na pista. Quanto completei o último salto, pensei que estava muito perto [de vencer]”, completou o atleta, cuja mãe nasceu em Pequim, sede dos Jogos de Inverno.
O ouro no individual masculino se junta à prata conquistada na competição por equipes e ao bronze, também por equipes, em PyeongChang-2018.
Ouro definido por foto Nesta quinta, a disputa do snowboard cross precisou ser definida pelo chamado photo finish, a foto da câmera que é colocada na linha de chegada da prova.
Em um final emocionante, o austríaco Alessandro Haemmerle conseguiu superar o canadense Eliot Gronding, que ficou com a prata. O italiano Omar Visintin completou o pódio.
O atleta do Canadá, que disputou corpo a corpo com Haemmerle, ainda procurou se esticar para chegar à frente e vencer a prova, mas não foi o suficiente. Apesar da derrota, ele comemorou com o vencedor.