SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Estado de São Paulo registrou a menor média móvel de internações por Covid, desde o início da pandemia, nesta segunda-feira (21). Foram cerca de 233 pacientes hospitalizados pela doença, em conta que considera os últimos sete dias.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no pico da pandemia, as internações chegaram a 3.399, em 26 de março de 2021, e 1.521, em 29 de janeiro deste ano, durante a circulação da variante ômicron.
A comparação levou em conta os dados desde 20 de março de 2020, quando o censo começou a ser feito pela secretaria.
Em nota, o governo afirmou que o avanço da vacinação, que já atingiu a meta de 90% da população elegível com duas doses e mais de 103 milhões de imunizantes aplicados, tem refletido diretamente na redução das internações pelo novo coronavírus.
O estado vem registrando menos de 300 internações por dia desde 11 de março. As mortes por Covid-19 também estão em queda. Nesta segunda-feira, a média móvel foi de 81 óbitos. Desde 15 de março, o índice está abaixo de cem mortes.
Na última quinta-feira (17), o uso de máscara deixou de ser obrigatório em ambientes fechados no estado de São Paulo.
O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB). No entanto, hospitais, serviços de saúde, transporte público e locais de acesso, como estações de metrô e trem e terminais de ônibus, porém, são exceções. Nesses locais, a proteção contra Covid ainda será obrigatória em São Paulo.
O uso de máscara também continua obrigatório em aviões e em espaços de acesso controlado de aeroportos, como a área de embarque, por norma da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).