Redes sociais: como utilizá-las em sua estratégia de marketing digital?

O que você faz quando quer saber mais informações sobre uma empresa? A maioria das pessoas pesquisa referências sobre ela nas redes sociais. De modo geral, procuram saber qual a avaliação da marca, de que maneira a organização trata os seus clientes e aproveitam para conferir se existem conteúdos interessantes que os ajudem a saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos. 

Já faz muito tempo desde que as redes sociais deixaram de ser apenas espaços de relacionamento entre pessoas e passaram a ser também entre empresas. E isso pode ser perfeito para a sua marca, desde que você tenha uma boa estratégia de Marketing Digital. 

Se você ainda não domina o Marketing nas redes sociais, não se preocupe. Neste artigo, trouxemos um guia para ajudar você a usar as plataformas de forma integrada à sua estratégia de Inbound Marketing.

Além disso, mostramos:

como escolher as plataformas mais adequadas ao seu negócio;
quais os melhores conteúdos para cada rede social;
como criar conteúdos de qualidade;
como ganhar seguidores e ter mais visibilidade.

Interessou? Então, continue a leitura para saber tudo!

Como as redes sociais se conectam ao Inbound Marketing?

As redes sociais são canais de relacionamento direto, personalizado e humanizado com a sua audiência. Nelas, sua equipe colocará em prática aquele Marketing que emociona, conquista e, muitas vezes, fideliza — criando uma boa imagem da sua marca e encontrando potenciais clientes

E pode apostar que há potenciais clientes para o seu negócio nesses canais. Para se ter uma ideia, o relatório Digital 2021 revelou que existem 4,20 bilhões de usuários nas redes sociais no mundo todo. Outro dado importante é que essas pessoas passam ao menos 2 horas e 25 minutos por dia rolando feeds.

Saiba que esses números crescem todos os dias, por isso, é importante alinhar as suas estratégias de redes sociais e Inbound Marketing. Afinal, cada vez mais pessoas estão conectadas à internet, lendo notícias, atualizando suas redes, consumindo conteúdos e muitas outras atividades.

Como funciona a metodologia do Inbound Marketing?

Durante muito tempo, as estratégias de Marketing eram focadas em ofertas generalizadas para um grande número de pessoas. As empresas prospectavam seus clientes por meio de anúncios quase invasivos que os interrompiam e os obrigavam a ver aquela oferta. Igual quando estamos assistindo a um filme na TV aberta e começa um comercial, por exemplo. 

No entanto, com o avanço do digital e a capacidade de carregar o mundo todo em um smartphone, o público vem mudando e essas técnicas antigas já não têm o mesmo efeito de antes. Isso fez surgir novas necessidades e, com isso, um conceito diferente de Marketing nasceu, chamado de Inbound Marketing

Diferentemente do modelo antigo, o intuito do Marketing por atração é conquistar o interesse de um público específico do modo mais natural possível. Para isso, o Inbound Marketing conta com uma metodologia inovadora. A estratégia é fazer com que os usuários encontrem as empresas por meio de conteúdos disponíveis na internet de maneira quase orgânica. 

Como usar o Inbound Marketing nas redes sociais?

A metodologia do Inbound Marketing é formada por quatro etapas principais:

atrair visitantes;
convertê-los em leads;
transformá-los em clientes;
fidelizá-los para que se tornem verdadeiros promotores da sua marca.

Em todas essas ações, as redes sociais são fundamentais para o sucesso da estratégia. Afinal, o número de pessoas online nas redes sociais é gigante. A todo momento há usuários atualizando o seu feed de notícias do Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, LinkedIn e tantas novas redes sociais. Assim, tudo o que você precisa é levar o seu conteúdo até essa audiência e despertar a atenção deles para o seu negócio. 

Para isso, é fundamental propagar conteúdos criativos, como blog posts, infográficos, vídeos animados ou qualquer outra opção que seja interessante para o seu público específico. No entanto, para que o seu material chegue exatamente às pessoas certas, é preciso uma boa estratégia de Marketing Digital. Falaremos mais disso a seguir.

Como escolher as redes sociais da empresa?

Você já leu sobre a importância das redes sociais para a sua estratégia de Inbound Marketing, então, chegou a hora de entender como utilizar o Marketing Digital nas plataformas e potencializar o seu negócio. 

Imaginamos que a esta altura você já tenha reconhecido a importância de investir em redes sociais. No entanto, uma dúvida ainda deve passar pela sua cabeça: qual a melhor rede social para sua empresa? 

Talvez, você já tenha lido em algum lugar que o Facebook é essencial para seu negócio, ou que o Instagram é a melhor opção para mostrar produtos. Ou, ainda, se você deseja um público mais profissional, o LinkedIn é o lugar certo.

Mas, será que é tão simples assim? Na maioria das vezes, não. Por isso, aqui vão alguns passos fundamentais para você fazer escolhas mais acertadas para o seu negócio.

Pergunte aos seus clientes

A melhor maneira de escolher em quais redes sociais focar é descobrindo em quais plataformas os seus consumidores estão. Não tem muito segredo: o caminho mais curto e certeiro de fazer isso é perguntando a eles.

Assim, você pode questioná-los pessoalmente, mandar um formulário por e-mail, fazer uma pesquisa na sua loja ou até mesmo ligar para alguns clientes mais próximos. 

Faça uma pesquisa anônima

Sabemos que nem sempre é possível falar com o seu cliente, especialmente em mercados sensíveis como saúde e finanças. Um modo simples de superar essa barreira é apostar nas pesquisas anônimas para saber quais são as redes sociais preferidas dos seus consumidores. Listamos três ferramentas que você pode utilizar para criar os formulários e enviá-los:

Google Forms;
Survey Monkey;
Typeform (em inglês).

Analise o compartilhamento do seu blog

O seu blog é capaz de oferecer muitos dados sobre redes sociais, sabia? Basta você olhar em quais plataformas o seu conteúdo é mais compartilhado. Vamos dar um exemplo. Digamos que ao verificar o número de compartilhamento de uma postagem o resultado tenha sido:

Twitter: 256;
Facebook: 41;
LinkedIn: 305;
Pinterest: 0. 

Considerando esses números, fica claro que o Pinterest não é tão interessante para o negócio e que o Twitter e o LinkedIn são boas opções, certo?

Saiba onde os seus concorrentes estão

Usando ferramentas de análise como Hootsuite ou Social Mention, é possível ver em quais redes sociais seus concorrentes estão e observar suas atividades. Esses tipos de programas rastreiam menções às marcas e você pode usá-los para avaliar também o que está sendo dito sobre sua empresa e, ainda, como as pessoas a mencionam.

Definido a sua rede social, é hora de planejar a sua estratégia. Um passo essencial é o conteúdo, afinal, é ele quem vai atrair e entreter o seu público. Para isso, entender de Marketing de Conteúdo pode ser essencial para o sucesso do seu negócio.

Qual a relação entre redes sociais e marketing de conteúdo? 

Um erro comum de muitas marcas ao começarem sua estratégia nas redes sociais é pensarem que alguns post programados no Facebook são suficientes para ter uma presença digital. Essa é uma visão muito trivial do que realmente é praticar o Marketing de Conteúdo. 

Para você ter noção da força das redes sociais, trouxemos alguns dados: 

2,8 bilhões de usuários ativos no Facebook;
80 milhões de páginas de empresas e personalidades no Facebook;
todos os dias são postados mais de 500 milhões de tuítes;
o Twitter tem 192 milhões de usuários ativos; 
o Instagram conta com mais de 110 bilhões de usuários ativos;
o YouTube é a maior plataforma de vídeo do mundo e conta com 2 bilhões de usuários mensais;
existem 43 milhões de brasileiros usando o LinkedIn.

Outro dado valioso para convencer você do potencial das redes sociais é este: nove em cada 10 brasileiros pesquisam um produto na web antes de efetuar a compra. Isso significa que existe a chance de influenciar a decisão de compra de um usuário no exato momento em que ele está procurando por um produto ou serviço como o seu. Isso é Marketing de Conteúdo.

É você produzir materiais ricos para transformar uma pessoa em um lead exatamente quando ela tem interesse em comprar. Para isso, é essencial se manter relevante nas redes sociais, publicando conteúdos interessantes para o público-alvo. Quando a sua empresa for encontrada, você terá o que é necessário para transformar seus leads em clientes. 

Como criar conteúdo de qualidade nas redes sociais? 

O primeiro passo para desenvolver um bom material nas redes é conhecer muito bem o seu público. Saber o que ele gosta, em quais plataformas está e quais assuntos são do seu interesse. Para isso, é essencial definir e conhecer a persona da sua empresa.

Vamos dar um exemplo. Em uma festa, as pessoas mais interessantes e que chamam mais atenção não serão aquelas que só falam de si mesmas, certo? Para atrair o seu público nas redes sociais, o princípio é o mesmo: você não precisa falar apenas do seu negócio, pois compartilhar informações de outras fontes também é uma boa estratégia.

Na hora de produzir um conteúdo para rede social, é fundamental se perguntar se o material é realmente relevante para o seu público. E, ainda, se aquela postagem, seja texto, vídeo, gif, imagem etc., é capaz de responder uma questão ou atender uma necessidade do usuário no momento exato da sua dúvida. 

Outro ponto essencial é personalizar o conteúdo para cada rede social, considerando as especificações de cada uma. Criar mil postagens iguais não farão a sua estratégia ser melhor, pelo contrário. Na maioria das vezes, o usuário que está no Facebook também está no Instagram. Suas redes sociais precisam ser complementares. 

Não se esqueça, ainda, de interagir com os seus seguidores. Isso quer dizer que você precisa se aproximar da sua persona de maneira natural. Ao responder os comentários ou mensagens diretas, por exemplo, você cria um engajamento com o público e, assim, fortalece a comunicação. 

Imagine aquela pessoa famosa que você segue. Como se sentiria caso ela respondesse aos seus comentários? Com certeza teria mais admiração por ela depois disso, não é? Com o seu público, a regra é a mesma. Quando o usuário é respondido, ocorre mais proximidade com a sua marca. Isso, sem dúvida, possibilita que a pessoa volte à sua página mais vezes.

Abaixo, trouxemos algumas dicas para redes sociais sobre como criar conteúdos criativos e adaptados às especificidades de cada plataforma. Continue a leitura para se tornar um mestre na gestão de redes sociais. 

Como funciona o Facebook?

O grande diferencial do Facebook é o seu potencial enorme para negócios. Nessa plataforma é possível criar páginas empresariais, anúncios pagos e segmentados, criar uma loja conectada com o seu site, e ter um canal direto de contato e engajamento com a sua audiência. 

Uma estratégia interessante para aplicar na rede é monetizar o tráfego do Facebook com o Messenger. Isso porque usar esses canais juntos faz com que eles tenham um resultado melhor. Ou seja, Facebook + Messenger = dinheiro.

Para fazer isso, você precisa usar o “Comment-to-Messenger”. Basta comentar um termo específico em uma das suas postagens no Facebook e um chat do Messenger se abrirá, mesmo que esse seja o primeiro contato da sua marca com aquela pessoa. 

Outra oportunidade interessante dessa rede social é o Facebook Lead Ads, os anúncios de cadastro do Facebook. Essa funcionalidade permite que você colete informações variadas de usuários que realmente possam se interessar pela sua marca. É possível, ainda, incluir perguntas personalizadas nesses formulários. Bom, não é?

Em suma, o Facebook tem um potencial gigantesco para alavancar seus resultados. No entanto, essa rede social tem reduzido o alcance orgânico cada vez mais. Ainda assim, é possível conquistar um bom número de acessos gratuitos. Para isso, você deve investir em conteúdos únicos, atrativos e diferenciados para que eles seduzam o seu público-alvo.

Quais são os melhores conteúdos?

O Facebook para empresas continua relevante. Entre todas as redes sociais, essa é a que permite o uso mais variado de tipos de conteúdos. No entanto, é importante entender quais são mais atrativos para sua persona para que você não perca tempo e nem o interesse dela. 

No geral, os conteúdos mais chamativos para o Facebook são artigos escritos, imagens, checklists e vídeos. Mas você também pode utilizar essa rede social para promover seus podcasts e outros materiais ricos. 

Para entender o que faz mais sentido para o seu público, você pode usar os relatórios disponibilizados pelo próprio site. Neles, é possível saber quais posts estão tendo mais acessos, curtidas e compartilhamentos.

No entanto, tenha cuidado: métricas de vaidade, como curtidas e compartilhamento, são bacanas para dar um norte do que o seu público gosta, mas não ajudam a ganhar dinheiro de fato. 

Como conseguir mais seguidores?

Não basta ter um número de seguidores expressivo, mas pouco ou nada engajado. E isso vale para todas as redes sociais que citaremos aqui, viu? De modo geral, essa métrica não influencia em processos decisórios e não está ligada ao sucesso de uma empresa.

Mesmo assim, é possível conseguir mais seguidores no Facebook e, mais do que isso, conquistar uma audiência fiel, engajada e interessada de verdade na sua marca. Aqui vão algumas dicas para isso:

publique conteúdos que geram identificação com o público-alvo;
interaja com seus seguidores;
participe de maneira ativa de grupos do Facebook;
faça transmissões pelo Facebook Live;
inclua CTAs em suas publicações;
aposte no calendário editorial para garantir a frequência das suas postagens.

Como se destacar?

Mesmo com a diminuição do alcance orgânico no Facebook para empresas, ainda é possível se destacar nessa rede social. Confira algumas dicas práticas que podem ajudar:

tenha uma fanpage, página específica para empresas;
use imagens em suas publicações;
crie um catálogo de produtos;
tenha uma identidade visual consistente. 

Como funciona o Instagram?

Essa é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e, como falamos, só no Brasil existem 110 milhões de usuários ativos. O principal público dessa plataforma é composto por jovens entre 18 e 35 anos. Portanto, se esse for o público-alvo da sua empresa, vale a pena apostar em Marketing Digital no Instagram.

Quais são os melhores conteúdos?

Essa rede social é focada no visual, por isso, é interessante incluir em seu planejamento vídeos interativos e imagens de alta resolução. Isso não significa postar apenas fotos bonitas, mas preparar materiais de boa qualidade e que despertem interesse.

As lives no Instagram também são uma boa pedida, afinal, aproximam você da sua audiência, aumentando o engajamento. Esse formato de conteúdo é descontraído, mas é importante ter um roteiro para não se perder durante a transmissão ao vivo.  

Como conseguir mais seguidores?

Caprichar nas fotos é essencial para atrair a atenção do seu público, porém, existem outras táticas também, como fazer boas legendas e abusar das hashtags. Mas, calma, antes de sair por aí colocando mil hashtags, faça uma pesquisa sobre quais têm relação com a sua persona, o que está em alta e qual o melhor termo para usar. 

O Instagram é uma das redes sociais mais interativas, então, faça a sua audiência se engajar com as suas publicações. Formule perguntas, enquetes, sorteios, peça comentários e não se esqueça de responder e cumprir com o que prometeu. 

Além disso, use fotos de pessoas, pois elas tendem a engajar muito mais em comparação com imagens de produtos, por exemplo. Pense em um cenário e monte uma história que atraia o interesse do usuário. Não se esqueça de analisar os dados do Instagram, porque eles podem trazer bons insights sobre o que está funcionando ou não. 

Como se destacar?

Além de seguir as dicas que compartilhamos e, ainda, apostar em vídeos e imagens bem-produzidas, para se destacar no Instagram é interessante:

ter um perfil profissional na rede;
manter uma frequência de publicações recorrente;
interagir com sua audiência;
utilizar o Instagram Stories;
apostar em anúncios patrocinados;
considere parcerias com influenciadores;
crie vídeos para o Instagram Reels.

Como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn teve um crescimento expressivo nos últimos anos. A rede social é focada, principalmente, em contato profissionais e empresarial. As estratégias podem ser voltadas para fazer negócios, promover sua marca ou mesmo se posicionar como autoridade. No caso das empresas B2B, a presença no LinkedIn é ainda mais fundamental. 

Quais são os melhores conteúdos?

A plataforma é uma rede de networking, por isso, não são bem-aceitos conteúdos que não têm relação com o mundo empresarial. Os temas mais falados são contratação, produtividade, empreendedorismo, inovação, RH, liderança, entre outros. 

Considerando isso, você pode apostar na criação de artigos para o LinkedIn Pulse sobre seus produtos, tendências do setor etc. Pode publicar vídeos para conseguir mais engajamento e fazer publicações para gerar tráfego para seu site.   

Como conseguir mais seguidores?

Não basta apenas ter um perfil na rede. Saber como usar o LinkedIn corretamente é fundamental para construir um relacionamento com sua audiência e, assim, conseguir mais seguidores de maneira natural.

Além de compartilhar conteúdo relevante e de qualidade, para conquistar mais audiência você pode:

divulgar a sua página em outras redes sociais;
investir em Linkedin Ads;
utilizar hashtags nas postagens;
otimizar a URL do seu perfil;
usar as palavras-chaves certas na sua página;
envolver colaboradores nas postagens.

Como se destacar?

Uma boa estratégia para ganhar atenção no LinkedIn é ter um planejamento de artigos relevantes para o público da rede, incluindo guest post, aqueles conteúdos trocados com parceiros. Assim cada perfil publica um artigo produzido pelo outro. Essa técnica dá maior visibilidade a ambos e fortalece o link building

Participar de grupos de discussão no LinkedIn também é uma forma de construir relacionamentos profissionais, aprender novas técnicas e se informar sobre as principais tendências do mercado. Muitas vezes é possível conseguir novos clientes e promover serviços e produtos dessa maneira, sabia? 

Como funciona o Twitter?

O Twitter é conhecido por ser uma rede social rápida. O que isso quer dizer? Você já deve conhecer ou ouvir falar dos “tweets”. São postagens de, no máximo, 256 caracteres, que servem para atualizar ou informar sobre algo de forma direta e objetiva. Por isso, muitos usuários utilizam a plataforma para escrever coisas sobre sua rotina pessoal. 

Mas o Twitter também é muito usado para dar notícias de hora em hora, comentar sobre política, futebol e diversos outros temas. Algumas marcas também utilizam o atendimento ao cliente em redes sociais para entender a percepção do seu público sobre os produtos e serviços por meio do rastreamento de menções.

Quais são os melhores conteúdos?

Diversifique os conteúdos, aposte em vídeos, enquetes e fotos. Além disso, use as hashtags para aumentar o alcance das suas postagens. Uma boa aposta é utilizar de temas em alta para criar tweets criativos e engraçados. 

Como conseguir mais seguidores?

O Twitter tem pelo menos 192 milhões de usuários ativos e mais de 500 milhões de postagens diárias. Ou seja, é uma rede social bastante ativa e se você está nela também precisa ser. Siga as pessoas, retweet, favorite seus tweets e acompanhe os trending topics, os assuntos mais falados na rede social. 

Para conquistar a audiência, responda todas as menções e mensagens que receber, afinal, a grande marca do Twitter é a interação ágil e fácil entre usuários. Não foque em vendas, mas em construir um relacionamento com o seu público e gerar valor para ele. 

Como se destacar?

Quando o assunto é utilizar o Twitter para empresas, algumas atitudes simples podem ajudar a sua marca a ganhar mais destaque e garantir uma boa presença nessa rede social. Mostramos abaixo as principais:

crie uma bio profissional e inclua, no máximo, três palavras-chaves;
vincule seu perfil com outros sites e redes sociais;
personalize a foto de capa;
interaja com celebridades e influenciadores;
invista no Twitter Ads para divulgar serviços ou produtos.

Como funciona o YouTube?

O YouTube vive um verdadeiro “boom”. Muito disso se deve a crescente presença de youtubers e blogueiros. Para você ter uma ideia, essa rede social conta com 1,9 bilhão de usuários ativos por mês. Em média, as pessoas passam pelo menos 11 minutos e 24 segundos visualizando conteúdos na plataforma.

O potencial dessa rede social é tamanho que existem pessoas que vivem apenas de seus vídeos publicados na plataforma. Da mesma forma, a sua empresa pode monetizar os seus vídeos e garantir uma grande receita por meio do YouTube. 

Quais são os melhores conteúdos?

O YouTube permite uma variedade de conteúdos e dinâmicas diferentes. É possível criar playlists, comunidades, guest posts, fazer parcerias e muito mais. Por isso, fuja da mesmice, aposte em materiais diferentes e interativos. Responda os comentários e peça dicas para novos vídeos.

Como conseguir mais seguidores?

Na hora de criar os seus vídeos, teste qual formato funciona melhor para sua persona. Trabalhe o storytelling entre cada material, criando uma necessidade do usuário de voltar ao seu canal para assistir mais e saber a continuidade da história. Invista em maneiras variadas de engajar o seu público e aumentar a sua audiência. 

Como se destacar?

Conhecer a fundo a sua audiência é fundamental para se destacar no YouTube. Além disso, definir a frequência de publicações, que pode ser baixa se você está começando um canal agora ou não consegue fazer vídeos sempre.

De qualquer forma, essas atitudes podem ajudar você a construir um canal de sucesso e conquistar ainda mais seguidores. Veja:

cuide da qualidade do áudio e invista em um microfone;
utilize ferramentas de edição de vídeo e áudio, como Audacity ou Adobe Premiere;
aposte em um tripé;
personalize as imagens de capa de vídeo, conhecidas como thumbnails;
adote uma linguagem informal;
tenha um local específico para as gravações.

Como funciona o TikTok?

O TikTok permite o compartilhamento de vídeos curtos, com duração de 15 a 60 segundos, que podem ser editados no próprio aplicativo. Essa rede social é a preferida da geração Z, especialmente por conta dos inúmeros recursos criação e edição de conteúdo.

Por exemplo, além das dancinhas virais, por lá dá para criar mixagens e até eliminar ruídos dos seus vídeos. Sem contar os efeitos visuais disponíveis, como máscaras, adesivos temáticos etc. Tem ainda os famosos “Duetos”, que permite a interação de um usuário com uma publicação de outra pessoa.

O TikTok também é uma rede social em ascensão. A plataforma reúne 1 bilhão de usuários ativos por mês. No Brasil, existem 140 milhões de contas registradas. Os números falam por si só: existe um potencial enorme nessa rede social chinesa, considerada a principal rival do Instagram.

Quais são os melhores conteúdos?

Os vídeos curtos são a grande aposta dessa rede social e os mais divertidos e criativos tem alto poder de visualização. Mas, como mencionamos, o TikTok é uma plataforma famosa entre o público jovem, por isso, não faz sentido inclui-la na estratégia de Marketing se a sua audiência não está por lá.

Como conseguir mais seguidores?

Agora que sabe que o TikTok tem um potencial enorme para alavancar seus negócios e aumentar a visibilidade de sua marca, é hora de conhecer dicas práticas para conquistar seguidores e gerar engajamento de verdade nessa rede. Acompanhe:

evite plágio e publique apenas conteúdos originais;
preencha todos os campos do seu perfil;
aposte nas hashtags que fazem sentido para o seu negócio;
utilize músicas que fazem sucesso no momento.

Como se destacar?

Milhares de pessoas e marcas criam conteúdos diariamente nessa rede social, por isso, a concorrência por lá é grande. Além de investir em conteúdo relevante e criativo, para se destacar é interessante:

manter a frequência de suas postagens;
interaja com outros usuários, respondendo perguntas e comentários, fazendo duetos etc.;
participe dos desafios da rede social;
utilize o TikTok for Business;
considere parcerias com influenciadores;
faça transmissões ao vivo;
acompanhe as estáticas dos vídeos publicados.

Como funciona o Pinterest?

Essa é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos com mais de 400 milhões de contas ativas mensais. No Pinterest, é possível encontrar inspirações e referências visuais variadas e, ainda, agrupá-las no perfil do usuário, organizando os conteúdos em pastas. Em suma, é uma ferramenta de buscas de ideias que pode ajudar a divulgar seus produtos, serviços e conteúdos.

Quais são os melhores conteúdos?

As melhores publicações da rede, chamadas de pins, incluem vídeos e fotos criativas e de boa qualidade. No caso das imagens, é importante utilizar a proporção de 2:3, recomendada pela própria plataforma. Já os vídeos precisam ser claros e objetivos, com duração de 15 segundos a 1 minuto.

Como conseguir mais seguidores?

Interessou pelo Pinterest e quer criar um perfil capaz de cativar sua audiência? As dicas a seguir podem ajudar você não só a conseguir mais seguidores, como também otimizar as suas postagens nessa rede social. Acompanhe:

complete todos os campos do seu perfil;
preencha todas as informações das suas publicações;
aposte nos Rich Pins, ou pins avançados;
instale o plugin da rede social no seu site ou blog;
utilize o Shop The Look, criado para estimular vendas na rede social.

Como se destacar?

Apostar em uma identidade visual consistente é a principal dica para se destacar no Pinterest. Técnicas de fotografia e design podem ajudar você a valorizar suas imagens e vídeos, mesmo que você não disponha de muitos recursos ou equipamentos profissionais. Considere as cores, além da iluminação, foco e alinhamento. Um tripé é fundamental para ajudar nessas questões.

Tentamos resumir aqui as principais oportunidades que você pode ter ao fazer marketing nas redes sociais. É claro que muitos itens precisam ser aprofundados para gerar mais resultados. O que é necessário ter sempre em mente é que esses são canais importantes para engajar com o seu público, aumentar o reconhecimento da sua marca e gerar oportunidades de negócio. 

Assim, conte com o calendário editorial para organizar suas postagens e manter a sua marca ativa nas plataformas. O relatório de redes sociais também é importante na sua estratégia, afinal, ele indica o que funciona ou não para a sua marca.  

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para compartilhar esse guia completo em suas redes sociais!  

 

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