É possível a pele artificial ir além das sensações da pele humana?

Em pesquisa publicada na revista Small, cientistas apresentaram uma pele artificial mais sensível do que a pele humana. “Ela tem capacidades de detecção superiores à pele humana. Detecta a maioria das informações de ações de toque e obtém informações cognitivas codificadas sem toque ou aproximação”, disse Yifan Wang, professor assistente da Nanyang Technological University, em Cingapura, e autor do estudo. “O trabalho pode levar a tecnologias de percepção robótica de última geração superiores aos sensores táteis existentes”, completou.

Segundo os pesquisadores, essa pele artificial terá uma série de aplicações, incluindo a manipulação de personagens de jogos virtuais, a navegação de mapas eletrônicos e a rolagem em documentos eletrônicos já que ela pode distinguir sinais distintos em diferentes alvos que se aproximam, tornando possível a identificação de objetos sem o toque.

O trabalho também fornece um aplicativo de prova para que um robô possa classificar materiais, incluindo polímeros, metais e pele humana, em um modo totalmente sem tocá-los. Os pesquisadores dizem ainda que essa pele artificial pode ser usada em eletrônicos de engenharia de última geração com potencial em interfaces homem-máquina, inteligência artificial, próteses e realidade aumentada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *