A partir desta terça-feira (20) o estacionamento rotativo passará a funcionar na avenida Duque de Caxias, centro de Londrina, no trecho entre as ruas Sergipe e Cambará. São cerca de 200 novas vagas, que terão a Zona Azul de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h. A permanência máxima dos veículos vai ser de duas horas, diferentemente dos outros pontos, em que não existe limite de tempo.
LEIA TAMBÉM: Aberta licitação para recuperar rodovia entre Irerê e Paiquerê
Desde abril, a canaleta exclusiva do transporte coletivo estáliberada na avenida para os demais veículos das 9h às 16h. Neste mesmo período, os motoristas já estão podendo estacionar na faixa da esquerda, no entanto, até esta segunda-feira (19) sem a necessidade de pagar. Os parquímetros e as placas já foram instalados na via.
“Tínhamos três etapas a serem concluídas na avenida. A primeira era a questão do corredor do ônibus para aumentar uma pista e ter fluidez. Num segundo momento houve o recapeamento de toda a via, que também recebeu sinalização. Agora é a implantação da Zona Azul, que é um pedido dos comerciantes e moradores”, destacou Marcelo Cortez, presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).
Na avaliação do representante comercial Guilherme Monteiro, haverá mais possibilidade de estacionar na Duque de Caxias com a rotatividade. “A falta de vagas aqui na avenida fazia eu até evitar de vir aqui. Depois que começou a liberar o estacionamento melhorou bastante, mas têm motoristas que deixam o carro o dia todo. Acredito que com a Zona Azul terá mais possibilidade de encontrar vaga”, opinou.
A fiscalização para que os veículos não fiquem estacionados fora do horário autorizado será dos agentes da companhia de trânsito. “Num primeiro momento estaremos orientando, pedindo para que as pessoas utilizem de forma correta para que não haja problema. É necessária a fiscalização, já que o trânsito tem fluído bem ali”, afirmou Cortez.
GLEBA PALHANO
Segundo o presidente da CMTU, o estacionamento rotativo deverá ser implementado na avenida Ayrton Senna, na Gleba Palhano, zona sul, no primeiro trimestre do ano que vem. “É um clamor da população pela Zona Azul nessa região e acreditamos que será de grande valia, já que é uma rua comercial. Dada a ordem de serviço (pela companhia), a Epesmel tem até 45 dias para implantar. O projeto foi finalizado”, adiantou. Não foi divulgado quantas vagas serão disponibilizadas.
A Zona Azul é administrada em Londrina pela Epesmel. A meia-hora custa R$ 1,25 e uma hora R$ 2,50. A compra de créditos pode ser feita com os funcionários e supervisores que atuam nas ruas. A aquisição também ocorre nos parquímetros ou pelo aplicativo Estacione Legal, que tem mais de 63 mil usuários ativos. A cidade conta com cerca de 2.570 vagas de estacionamento rotativo na área central, avenida Bandeirante, Centro Cívico e agora a Duque de Caxias.
TRIBUNAL DE CONTAS
Em novembro, a Câmara de Londrina aprovou projeto de lei enviado pelo Executivo para que haja licitação no estacionamento rotativo, atendendo a uma determinação do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná). Marcelo Cortez explicou que a mudança não altera o atual contrato com a Epesmel, que vai até 2031. “O serviço é bem feito (pela Epesmel) e tem o aspecto social. Quando vencer o contrato, ao final dos dez anos, haverá a necessidade de o poder público fazer licitação”, reforçou.
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.