Verão Maior Paraná reforça infraestrutura das praias na temporada

Foi lançado no sábado (17), na Praia de Caiobá, em Matinhos, o Verão Maior Paraná, que reforça a estrutura e a segurança pública do Litoral e do Interior para a temporada. O governo do Estado investe R$ 80 milhões na operação, que conta, ainda, com estruturas de lazer, limpeza das praias, melhoria no atendimento de saúde e uma intensa programação cultural, com shows, teatro, circo e cinema ao ar livre.

A expectativa é que até 2 milhões de pessoas desçam ao Litoral durante a temporada. As ações atendem também a Costa Noroeste, com recreação em Porto Rico e Porto São José (São Pedro do Paraná), e levam guarda-vidas para as prainhas da região Oeste.

Segundo o governador Ratinho Junior, presente no lançamento da operação, “foi realizado todo um planejamento para atender os veranistas que vêm se divertir com suas famílias e dar apoio aos moradores do Litoral, que aproveitam a temporada para melhorar a sua renda”, completou. 

O coordenador do Verão Maior, Helio Wirbiski, explicou que  a operação está sendo planejada há seis meses, marcando o retorno da volta massiva às praias após dois anos de pandemia. “Há um reforço em todas as áreas, desde a coleta de lixo, infraestrutura, ferry boat, saúde e segurança”, disse. 

SEGURANÇA

Um efetivo de cerca de 2 mil profissionais da segurança pública deve trabalhar no policiamento e nas ações de prevenção e salvamento no Litoral. Também foram disponibilizadas 800 viaturas, equipadas com dispositivos inteligentes, dois helicópteros da Polícia Militar e um da Polícia Civil, além de veículos utilitários multitarefa (UTV), diciclos e barcos para atender todo o Litoral.

“É uma operação muito complexa, mas, ao mesmo tempo, muito importante porque é a oportunidade de as forças de segurança estarem muito próximas das famílias paranaenses para trazer tranquilidade em seu período de lazer”, salientou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira, ressaltou o trabalho ostensivo que será prestado durante a temporada. “Investimos bastante no policiamento de proximidade, com módulos móveis para dar informações e orientar as pessoas, temos os veículos para andar nas praias, com os UTVs, e os diciclos que facilitam o patrulhamento no calçadão e nas ciclovias. Teremos, também, o reforço no patrulhamento marítimo, com cinco embarcações na orla, e também aéreo, com os helicópteros que farão inclusive sobrevoos noturnos”, reforçou. 

O Corpo de Bombeiros montou 92 postos na orla litorânea, e conta também com guarda-vidas atuando nas praias de água doce do Paraná. “Estamos com aproximadamente 700 profissionais e, também, com uma aeronave exclusiva para atender afogamentos e dar suporte pré-hospitalar aos acidentes de trânsito”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco. 

A Orla de Matinhos, que já conta com uma faixa de areia maior após o projeto de engorda da praia, recebeu do governo do Estado um investimento de R$ 314,9 milhões. O projeto busca minimizar os impactos causados pelas cheias e maré alta na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *