Depois das provocações em Brasília com ameaça de invasão da PF, incêndio de ônibus e automóveis, a justiça eleitoral botou a polícia atrás dos bolsonaristas em vários estados, uma delas no Paraná contra mais de 100 pessoas, enquanto o TSE abria investigação contra o presidente. Em estradas de Santa Catarina colocaram equipamentos para perfurar pneus. No parlamento buscava-se uma saída jurídica apara a emendas do relator que o STF indicava que ia derrubar. Informes indicam que militares já fazem plano de dispersar atos em quartéis.
Oi sobrevive
Depois de seis anos de recuperação judicial a Oi bombava com aguda valorização na Bolsa.
Hospitais
A mudança na gestão dos hospitais universitários, quatro deles, foi aprovada no legislativo estadual no sentido de que firmem parcerias com fundações privadas. Oposição acha que a matéria é inconstitucional, para os situacionistas não há terceirização e muito menos privatização. Vai esquentar.
Front
Em Curitiba 14 mortes por Covid em uma semana. No Paraná 4.116 casos e 11 mortos, um deles com 108 anos. No Brasil tivemos 47.230 contaminações e a média móvel de 33.124. Houve três casos de Mpox no estado, dois deles na capital.
Verão
A Operação Verão se atenuará com os problemas das interdições nas BRs 277 e 376, mas está guarnecida com dois helicópteros para operações de salvamento e com um efetivo de 600 policiais e bombeiros.
Benzema
O maior craque do mundo, Benzema, pode atuar na decisão de domingo entre França e Argentina. Milhares de argentinos, mesmo sem chance de conseguir ingresso, querem ver o jogo e festejar de qualquer jeito.
Acordos
A mudança da lei das estatais favorece especialmente o centrão. A despeito de ser instrumento de austeridade para evitar a politicagem e a corrupção vistas na Lava Jato abre mais espaço para negociações com o novo governo. O senado deve aprovar.
Juros
Surpreendentemente os EUA resolveram desacelerar os juros pela primeira vez em 2022.
Biomas
Violento é o desmate no cerrado, que cresceu 25% e ultrapassa 10 mil km2.
Greves
Enfermeiros resolveram aderir no Reino Unido à onda de greves do serviço público e que abre severa crise para o premier Rishi Sunak.
Pontes
O embaixador Mauro Vieira, futuro chanceler, diz ter recebido do presidente eleito diretrizes para reconstruir pontes com vizinhos e parceiros tradicionais como EUA, China e União Europeia e falou no caso também da Venezuela, o que vai dessagrar parte do público.
Segurança
Diz Flávio Dino, ministro futuro da Justiça e Segurança Pública, que não haverá na cerimônia de posse de Lula gente quebrando prédio e afirma que ele foi quem indicou o chefe de segurança para PF e não o presidente eleito.
Ambiente
Somos muito fracos como sociedade organizada para prevenir desastres climáticos, como os que estão ocorrendo com as chuvas e os vendavais. Temos capacidade tecnológica, mas não impulsionamos medidas de investimento e educação.
Nísia
Favorita para a pasta da Saúde, Nísia Trindade é vista como boa gestora. Foi questionada à frente da Fiocruz por atraso de vacinas contra a Covid.
Rio
O governador do Rio, Castro, está ameaçado de cassação pelo Ministério Público, como o seu agitado antecessor, de quem era vice.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.