Doha, Catar – O único time que fez gol em Marrocos foi Marrocos. A surpresa da Copa do Mundo do Catar chegou às semifinais com sua defesa superada apenas uma vez. Isso aconteceu na vitória por 2 a 1 sobre o Canadá, na fase de grupos. O zagueiro Nayef Aguerd anotou contra.
Marrocos tem no goleiro Bono um fator de segurança | Foto: Karim Jaafar/AFP
A primeira equipe do continente africano a chegar tão longe no Mundial enfrentou Croácia, Bélgica, Espanha e Portugal sem ter a rede balançada. “Não se trata de nenhuma mágica. Nós sabemos que não teremos muita posse de bola e temos de nos adaptar a isso”, explicou o técnico Walid Regragui, que ocupa o cargo há apenas três meses.
Marrocos se fecha em um sistema de marcação rígido e faz jogo direto e vertical quando recupera a bola. E tem no goleiro Bono um fator de segurança. Uma receita não exatamente nova no futebol, mas que, no Mundial deste ano, tem sido mortal para o time. Que, nesta quarta-feira (14), terá o maior desafio até aqui: a França.
Os europeus têm os dois principais goleadores da competição. Kylian Mbappé fez cinco gols no Catar; Olivier Giroud, quatro. O último de Giroud definiu a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, no sábado (10), nas quartas de final.
Com a solidez defensiva, Marrocos repete o caminho da Itália de 2006. A seleção europeia também avançou às semifinais com apenas um gol sofrido, também contra. Foi do lateral Zaccardo, no duelo com os Estados Unidos, na fase de grupos. Em um sinal de bom presságio para os marroquinos, a Azzurra foi campeã naquele ano.
Neste século, o time da Alemanha de 2002 e o de Portugal de 2006 foram os outros que atingiram esta fase do torneio com a defesa superada uma vez. Mas, nesses casos, o autor do gol foi do time rival.
Antes de Marrocos, outras três seleções africanas haviam chegado às quartas de final. Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010) tiveram a chance de avançar, mas falharam em momentos decisivos. Ao derrotar Portugal, a equipe de Regragui acabou com a carreira de Cristiano Ronaldo em Copas do Mundo. O português de 37 anos se despediu da competição.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.