Uma das vias de Londrina que ficaram deterioradas por conta dos temporais em outubro deste ano, a rua Olinda, na área central, está recuperada. Os serviços consistiram na recomposição de um trecho de galerias pluviais onde houve um grande afundamento de pista, nas proximidades do Ginásio Moringão, entre a avenida Bandeirantes e a rua Paes Leme. O asfalto, na área recomposta de drenagem, também passou por reperfilagem para renovação do pavimento que precisou ser removido.
A secretaria municipal de Obras e Pavimentação refez duas linhas de tubulação a partir da erosão formada na altura do número 85 da rua Olinda. Os tubos, com cerca de 80 cm de diâmetro cada, foram substituídos e outros ramais religados, recebendo as adequações necessárias para o funcionamento regular.
LEIA TAMBÉM:
= Revitalização do Arthur Thomas será o marco dos 90 anos de Londrina
= Obra da trincheira na Leste-Oeste pode ficar R$ 538 mil mais cara
Apesar de o trajeto de drenagem no subsolo não ser muito longo, com cerca de 50 metros de extensão, foi necessário quebrar uma área maior de pavimento para ampliar o buraco, a fim de detectar a dimensão dos danos e reconstruir os tubos por onde ocorre o fluxo de escoamento das águas pluviais. Também foram refeitos os pontos de bocas de lobo, meio-fio e calçada mexidos pela obra.
As melhorias foram executadas com recursos próprios da prefeitura e as equipes operacionais utilizaram maquinários pesados, como retroescavadeira e caminhão basculante, dada a profundidade do ponto erodido.
Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a revitalização de galerias e asfalto na rua Olinda demandaram alguns dias a mais de trabalho por conta da complexidade dos serviços. “A potência das chuvas afetou muito um trecho que formou uma erosão profunda, gerando riscos para quem transita no local, que é muito movimentado. Para recompor a rede de drenagem foi necessário alargar o buraco para as equipes começarem a operar e solucionar os problemas encontrados. Fizemos as intervenções necessárias para que a recuperação ocorresse o mais rápido possível. A pista agora já está renovada e o local seguro para a passagem pública”, detalhou. (Com informações do N.Com)
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.