Comércio vive clima de Copa com boas expectativas para o Natal

Dezembro chegou e a expectativa do comércio para as compras desse período ficam cada vez mais altas, levando em consideração que 2022 é um ano atípico pela mistura de comemorações. As lojas se preparam para essa onda de compradores entusiasmados, aproveitando que terão três datas comemorativas de muita importância: Copa do mundo, Natal e Ano novo. 

Pelas ruas da cidade, uma mistura de cores e mercadorias: de um lado vemos o tão chamativo verde e amarelo, vuvuzelas e bandeiras, de outro papais-noéis, árvores de natal e luzes. O momento é de esperança de que a economia londrinense possa ter seu pico de compras como todo fim de ano.

Os dados de uma pesquisa feita pela Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostram que o crescimento do comércio em 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior é de 27,93%. Segundo Angelo Pamplona, presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a Copa do Mundo já apresenta “um diferencial bacana” na movimentação comercial da cidade, levando em conta que ocorre nos últimos meses do ano, período não típico desse evento esportivo. 

“A Copa do Mundo está incentivando os setores de decoração e vestuário, eles têm muito a ganhar com toda essa movimentação e andando pelas ruas já podemos ver lojas vendendo diversos artigos relacionados com isso, como camisetas e diversos tipos de decoração”, relata.

Também por conta de outros diversos fatores como o décimo terceiro salário, esse período de compras é aguardado o ano todo, não só para os comerciantes que pretendem vender e lucrar com suas mercadorias, mas também por diversas pessoas que buscam fazer a compra de presentes e produtos característicos desta época do ano. “ A inflação estar mais centrada dá um ânimo a mais para os compradores, os levando ainda mais para os comércios, em dezembro o que mais rola é o setor de vestuário e uso pessoal, levando em consideração que é um mês de presentes e família”, explica Pamplona.

Levando em consideração que Londrina é um polo comercial, a animação para as compras de fim de ano não é à toa. Pessoas da região vêm para a cidade em busca de preços acessíveis para fazer suas compras e fazerem a famosa caça por produtos mais em conta. Segundo Rodrigo Francisco Gomes, 46 anos, dono das óticas Cafezal e Cafezal Premium, o ânimo para esse fim de ano vem crescendo consecutivamente com o passar dos meses, agora tão perto dessa época tão esperada, a expectativa é que as vendas aumentem ainda mais.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis, acredito em um crescimento das vendas em 15% em relação ao ano anterior”. O empresário ainda conta quais os planos para que as vendas possam continuar com o aumento esperado. “Procurando estar sempre atento às necessidades de cada ramo de atividade comercial, trazer sempre novidades para o seu negócio, dar um brinde ou fazer um sorteio de algo que atraia o publico alvo para dentro da sua loja nesse período de fim de ano seria fundamental e por fim, facilitar o parcelamento no pagamento das compras.”

*Estagiária sob supervisão

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *