A primeira escola pública bilíngue do Paraná, em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), que contou com a colaboração de professores e estudantes da Pós-graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para o desenvolvimento e implementação do plano pedagógico, foi o projeto vencedor do 2° Concurso de Inovação e Boas Práticas do Encontro da Undime-PR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
O evento, considerado um dos maiores na área educacional, foi realizado em Foz do Iguaçu (Oeste) neste mês de novembro. Durante a premiação, cada município apresentou suas práticas inovadoras. A proposta vencedora foi escolhida por meio de votação de todos os participantes.
“A escola bilíngue é um método pedagógico de inclusão de língua estrangeira. Optamos pela língua inglesa, que é a mais usada no mundo e a cidade tem um perfil histórico, já que temos na rede a disciplina de inglês desde 2009”, explicou o secretário municipal de Educação de Ibiporã, Antonio Prata Neto.
O projeto pedagógico da escola foi realizado pela professora Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, com os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) Vivian Saviolli, Atef El Kadri, que também é professor colaborador da UEL, e Luciana Bressan, também aluna do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas.
MELHORIA DA EDUÇÃO PÚBLICA
Para a professora Michele é de grande importância a colaboração entre a universidade, secretarias de educação municipal e a Fauel (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL) para implementação de projetos pedagógicos que visam à melhoria da educação pública e que são embasados teoricamente.
“É um orgulho fazer parte deste projeto que se propõe a democratizar o ensino bilíngue e que envolve o reconhecimento do saber da universidade, dos professores da escola, dos assessores da secretaria e que tem investimento público e reconhecimento por parte dos gestores”, declarou. As ações e propostas implementadas são fruto do projeto de pesquisa Educação Bilíngue Pública e das pesquisas desenvolvidas pelos seus integrantes.
Atef destaca a importância de projetos visionários por parte das prefeituras e secretarias de Educação que objetivam melhorar o acesso dos alunos de escola pública por meio da inclusão de ferramentas que permitem maior participação no e, ao mesmo tempo, ajudem no desenvolvimento de profissionais e outras pesquisas no contexto bilíngue.
Já Vivian aponta que o prêmio pode contribuir para que o projeto de ensino bilíngue seja “estendido para outras iniciativas públicas de educação, pois a iniciativa geralmente é exclusiva do setor privado”. (Com informações da Agência UEL)
¨¨
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1