Escola pública bilíngue de Ibiporã é premiada em concurso de Inovação

A primeira escola pública bilíngue do Paraná, em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina),  que contou com a colaboração de professores e estudantes da Pós-graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para o desenvolvimento e implementação do plano pedagógico, foi o projeto vencedor do 2° Concurso de Inovação e Boas Práticas do Encontro da Undime-PR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

O evento, considerado um dos maiores na área educacional, foi realizado em Foz do Iguaçu (Oeste) neste mês de novembro. Durante a premiação, cada município apresentou suas práticas inovadoras. A proposta vencedora foi escolhida por meio de votação de todos os participantes. 

A proposta de ensino bilíngue foi colocada em prática neste ano no Complexo Educacional Municipal Professora Ivanildes Gonçalves, no jardim Santa Paula. O ensino bilíngue  engloba as crianças desde o berçário e vai até 1º ano do fundamental e pelo menos 30% das aulas são ministradas em inglês. 

“A escola bilíngue é um método pedagógico de inclusão de língua estrangeira. Optamos pela língua inglesa, que é a mais usada no mundo e a cidade tem um perfil histórico, já que temos na rede a disciplina de inglês desde 2009”, explicou o secretário municipal de Educação de Ibiporã,  Antonio Prata Neto. 

O projeto pedagógico da escola foi realizado pela professora Michele Salles El Kadri,  do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, com os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) Vivian Saviolli, Atef El Kadri, que também é professor colaborador da UEL, e Luciana Bressan, também aluna do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas.  

MELHORIA DA EDUÇÃO PÚBLICA

Para a professora Michele  é de grande importância a colaboração entre a universidade, secretarias de educação municipal e a Fauel (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL) para implementação de projetos pedagógicos que visam à melhoria da educação pública e que são embasados teoricamente.

“É um orgulho fazer parte deste projeto que se propõe a democratizar o ensino bilíngue e que envolve o reconhecimento do saber da universidade, dos professores da escola, dos assessores da secretaria e que tem investimento público e reconhecimento por parte dos gestores”, declarou.  As ações e propostas implementadas são fruto do projeto de pesquisa Educação Bilíngue Pública e das pesquisas desenvolvidas pelos seus integrantes.  

Atef destaca a importância de projetos visionários por parte das prefeituras e secretarias de Educação que objetivam melhorar o acesso dos alunos de escola pública por meio da inclusão de ferramentas que permitem maior participação no e, ao mesmo tempo, ajudem no desenvolvimento de profissionais e outras pesquisas no contexto bilíngue.

Já Vivian aponta que o prêmio pode contribuir para que o projeto de ensino bilíngue seja “estendido para outras iniciativas públicas de educação, pois a iniciativa geralmente é exclusiva do setor privado”. (Com informações da Agência UEL)

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