‘Histórias de Acordar’ traz narrativas sobre temas contemporâneos

O projeto Histórias de Acordar traz narrativas atuais para ajudar os jovens a compreenderem melhor o mundo em que vivemos, sem deixar de serem comoventes, o projeto conta com textos de Conceição Evaristo, Penélope Martins, Roseana Murray, Fernando Arosa, Antônio Schimeneck e Alan Minas, além de contar um audiolivro e dois cadernos pedagógicos.

O projeto, criado pelo professor de literatura Fernando Arosa e pelo arte-educador Nélio Spréa, é realizado pela Parabolé Educação e Cultura. Os contos trazem temáticas como liberdade religiosa, igualdade social, feminismo, entre outros assuntos, as ilustrações são de Jota P. Andrade.

Para alcançar os jovens do 6º ao 9º ano, além do ensino médio, exemplares do livro em versão impressa foram distribuídos em escolas públicas de municípios do Paraná e do Rio de Janeiro.

Nélio Spréa, diretor da Parabolé Educação e Cultura, explica mais sobre o projeto visa fomentar a cidadania, a participação na sociedade, entre outras características que acredita que é essencial para todo ser humano. 

INSPIRAÇÃO

A ideia veio de Fernando Arosa, que apesar de ser educador também é pai e diz que os filhos o motivam em cada área de sua vida. “Há mais ou menos 6 anos, aconteceu algo que me incentivou a agir. Moro com minha esposa e filhos na Zona Sul do Rio de Janeiro. O mais velho, que na época tinha 9 anos, estava brincando no condomínio e sofreu uma situação de racismo. Meu filho chegou a pedir para mudar de cor e isso me fez querer atuar em prol de um mundo melhor”, explica Arosa.

A partir disso o professor idealizou uma ação educativa que focaria nos direitos humanos. Assim que a parceria com a Parabolé foi concretizada, Arosa conseguiu realizar dois eventos presenciais para lançar o projeto no Rio de Janeiro, além de contar com uma live com toda a equipe. 

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO

Projeto Histórias de Acordar 

Vendas: Histórias de AcordareEditora Trilhares

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