Uma vitória que agrada a pessimistas e otimistas

O time insinuante, veloz e talentoso que marcou boa parte do ciclo iniciado após a derrota da Bélgica, em Kazan, esteve no Lusail nesta quinta-feira (24). 

Brazil’s forward #09 Richarlison strikes the ball next to Serbia’s defender #05 Milos Veljkovic to score his team’s second goal during the Qatar 2022 World Cup Group G football match between Brazil and Serbia at the Lusail Stadium in Lusail, north of Doha on November 24, 2022. (Photo by Giuseppe CACACE / AFP) |  Foto: Giuseppe Cacace/AFP 

A caminhada da segunda chance de Tite em um Mundial começou com a leveza de um olé mal executado pela torcida das arquibancadas na parte final do segundo tempo, diria o otimista mais moderado. 

Aquele tipo de analista que faria algumas ponderações pertinentes, como o número de chutes a gol do Escrete (22) e o fato de que em nenhum momento a derrota para os sérvios foi um risco real. 

Os otimistas mais radicais abraçaram a euforia no belíssimo gol de Richarlison, o mais comentado da Copa até agora. E aplaudiram cada uma das quatro alterações do treinador brasileiro, como se isso indicasse um elenco cheio de alternativas táticas e técnicas para os confrontos mais duros da campanha.

Mas há também alguma lucidez nos pessimistas. No painel de comentários país afora, o entorse no tornozelo direito de Neymar, um protagonista sem brilho durante o jogo e ofuscado pelos novatos, seria o contraponto ao voleio encantador de Richarlison. 

Qual é a gravidade da lesão? E se o camisa 10 for cortado? Os garotos não se abateriam? Os mais exigentes também vão lembrar de uma certa apatia e nervosismo que tomaram conta do time em muitos momentos do primeiro tempo, enquanto os sérvios ainda tinham pernas para manter suas linhas de contenção rígidas e quase intransponíveis.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *