Flip segue até domingo (27) com autores e livros

São Paulo – A  FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty – enfim volta à sua cidade natal no litoral fluminense e segue até domingo (27), depois de duas edições feitas em formato virtual.

Também retoma a prática de homenagear na programação uma figura notável da literatura brasileira, dessa vez escolhendo Maria Firmina dos Reis, a primeira mulher a publicar um romance na história do país. Nunca antes uma autora negra havia ocupado o posto de homenageada.

Será possível acompanhar a programação na tenda principal no centro histórico da cidade, desembolsando R$ 120 por mesa —há política de meia entrada e gratuidades para categorias como professores e moradores locais.

Também dá para assistir a tudo gratuitamente na tenda do telão, espaço aberto a alguns metros de distância, ou virtualmente pelo canal Arte1 e pelo site e YouTube da Flip.

A programação deste ano foi montada por um coletivo de curadores: a editora gaúcha Fernanda Bastos e os professores Milena Britto, da Universidade Federal da Bahia, e Pedro Meira Monteiro, da Universidade Princeton. 

Veja a seguir detalhes sobre alguns autores e livros que compõem a programação principal da Flip.

Às 12h , acontece a mesa A Literatura em que Habito, com a escritora Bessora, que nasceu na Bélgica e tem cidadania suíça, francesa e gabonense, publicou há pouco pela Relicário o romance “Os Órfãos”, baseado numa história real sobre crianças alemãs enviadas à África do Sul para integrar o regime de pureza racial do apartheid. Ela divide a mesa com a brasileira Carol Bensimon, que mora na Califórnia, nos Estados Unidos, e também tem os deslocamentos como ponto central de sua literatura. A escritora suíça Prisca Agustoni fecha a mesa.

Às 20h30, tem a  A Festa das Irmãs Perigosas, com a argentina Camila Sosa Villada, autora do elogiado romance “O Parque das Irmãs Magníficas”, que conversa com a poeta baiana Luciany Aparecida.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *