EDITORIAL: À moda brasileira, Black Friday se consolida no país

A Black Friday acontece anualmente, nos Estados Unidos, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças e é considerada uma das principais datas do varejo americano. Além disso, marca o início da temporada de compras natalinas. 

Nos últimos anos, a Black Friday ganhou força também  no Brasil, atraindo consumidores às lojas (físicas ou online) em busca de grandes descontos. Mas por aqui o movimento é tratado não como um único dia de grandes descontos, mas como um período que compreende o mês inteiro de novembro. 

Assim como acontece nos Estados Unidos, no Brasil a Black Friday também dá início ao período de aquecimento das vendas que se estende até as vésperas de Natal. Uma pesquisa realizada pelo instituto Datacenso a pedido da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) apontou que 64% dos comerciantes paranaenses programaram campanhas de ofertas para o próximo dia 25. Em Londrina, esse índice ficou um pouco acima, com um percentual de 66%.

O estudo revelou também que a expectativa dos lojistas paranaenses é de um crescimento de 12,6% nas vendas da Black Friday deste ano na comparação com a mesma data em 2021. 

Otimismo que se reflete também pela realização da Copa do Mundo, pela primeira vez perto das festas de fim de ano. O evento esportivo deve contribuir para impulsionar ainda mais as vendas, especialmente de eletrônicos.

Enquanto para os consumidores as promoções do varejo em novembro são uma oportunidade de antecipar as compras de final de ano, para os varejistas a data promocional é uma chance de fazer os estoques circularem, destacou o diretor comercial da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona. “Geralmente, a Black Friday traz benefícios para o comércio, pois aquece a economia e permite a renovação de estoque, mas também para os consumidores, que encontram bons descontos. É importante que o consumidor pesquise bastante e o comerciante ofereça descontos reais para a Black Friday permanecer como uma data importante no calendário do varejo.”

Ótimo conselho para os empresários que desejam ver seus clientes satisfeitos e voltando na próxima Black Friday com ainda mais desejo de consumir, confiando que as ofertas são reais e vendo vantagem em incluir a data no seu planejamento de consumo. 

Obrigado por acompanhar a FOLHA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *