Sesa distribuiu 18.150 vacinas para imunizar bebês

A Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Paraná) distribuiu para todo o Estado 18.150 vacinas para imunizar a população de 6 meses a 2 anos de idade, das quais 1.360 para a 17ª Regional de Saúde, de Londrina.  “As crianças que irão receber a vacina neste momento são as crianças com comorbidades, que devem ser de aproximadamente 10% do total.” Segundo cálculos da pasta, o público potencial na regional para essas doses é de 28.832.

A Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Paraná) distribuiu para todo o Estado 18.150 vacinas para imunizar a população de 6 meses a 2 anos de idade. |  Foto: Divulgação/Arquivo Sesa 

Consta no Sistema Estadual de Regulação Paraná, 225 pacientes confirmados (de 6 meses a 3 anos de idade) por Covid que internaram nos serviços sob gestão estadual desde o início pandemia. Não há registro de internamentos em leitos privados e de serviços localizados em Curitiba, que possui uma Regulação própria, responsável pelos leitos da capital e RMC. O Paraná não possui leitos exclusivos para Covid-19 desde março deste ano.

O Estado reforça a importância e necessidade da imunização de toda a população e conta com o senso coletivo e convencimento das pessoas, incluindo pais e responsáveis. Existe um esforço contínuo contra as fakenews e a validação sobre a efetividade e segurança das vacinas que já é comprovada no mundo todo, inclusive, das crianças. A Sesa orienta que a população se conscientize da importância da vacinação. Cada município tem a sua estratégia e o Estado articula o processo como um todo. À medida que as vacinas chegam o Estado já descentraliza e os municípios aplicam as doses. 

A Sesa ressalta que está alerta e vigilante sobre a possibilidade de baixa procura, que está diretamente ligada com a baixa procura por vacinas contra a Covid-19, incluindo o grande número de faltosos na 2ª, 3ª e 4ª dose. “Sobre as vacinas a serem aplicadas em crianças menores de 3 anos, ainda não temos como prever, já que somente agora essa faixa etária iniciará o esquema primário de vacinação.” 

A baixa procura pelos imunizantes contra a Covid-19 pode causar aumento nas ocorrências, além de não proteger a população contra novas variantes. Assim como outras doenças, a imunização do coronavírus precisa ser completa e reforçada, seja com a segunda dose ou doses de reforço. Os imunizantes são solicitados ao Ministério da Saúde mediante solicitação do município. “Orientamos aos 399 municípios constantemente a busca ativa das pessoas (incluindo crianças) que ainda não tomaram nenhuma dose, ou que precisam completar o esquema vacinal.” 

LEIA TAMBÉM:

+Londrina começa a vacinar bebês contra a Covid-19 neste sábado (19)

Aos pais que temem efeitos colaterais nas suas crianças, a Sesa afirma que a vacina contra Covid-19 Comirnaty da Pfizer/BioNTech, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a vacinação em crianças, tendo sua implantação no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A autorização veio após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para esta faixa etária.

A Sesa informa que as crianças têm o mesmo risco de exposição à contaminação da Covid-19 que os adultos, porém a doença pode ser menos grave nos primeiros anos de vida.”Os familiares e contatos próximos da criança elegíveis para receber a vacina devem estar vacinados, principalmente as pessoas com baixa imunidade. O fato de estarem vacinados já diminui o risco para ambos.”

A distribuição das vacinas para bebês na 17ª Regional de Saúde por município foi a seguinte: 

Alvorada do Sul (10), Assaí (20), Bela Vista do Paraíso (20), Cafeara (0), Cambé (150), Centenário do Sul (10), Florestópolis (20), Guaraci (10), Ibiporã (80), Jaguapitã (20), Jataizinho (20), Londrina (790), Lupionópolis (10), Miraselva (0), Pitangueiras (0), Porecatu (20), Prado Ferreira (10), Primeiro de Maio (10), Rolândia (110), Sertanópolis (20), e Tamarana (30).

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *