A pesquisa da CNT coloca a rodovia BR-369 em condições ótimas no trecho entre Londrina e Cornélio Procópio, no entanto a mesma rodovia apresenta uma avaliação ruim no trecho após Cornélio Procópio até a divisa com São Paulo, em Jacarezinho e Marques dos Reis. Mesmo no trecho que foi avaliado como ótimo, há problemas.
A PR-090 recebe um movimento intenso de caminhões e outros veículos pesados | Foto: Gustavo Carneiro
O fisioterapeuta Diogo Sanchez Soresini, 39, afirmou que a BR-369 está boa em termos de asfalto e bem sinalizada, mas alguns pontos são perigosos por problemas de drenagem da rodovia. “A pista fica perigosa quando chove e leva o veículo a aquaplanar. A drenagem da pista está muito ruim na subida do Aguativa Resort, sentido Uraí. Outro ponto em que a drenagem é ruim fica 2 km à frente do Posto Falcão, sentido Uraí – Londrina. São pontos que a gente percorre direto e quando está chuvoso não dá para bobear, ou senão as águas tiram de sua estabilidade normal.”
O operador de máquinas Márcio Roberto Landgraf, 35, afirmou que o trecho da BR-369 entre Cornélio Procópio e o Auto Posto Falcão, na entrada de Uraí, é o que ele mais usa. Segundo ele, embora o trecho tenha sido renovado recentemente, já é possível ver alguns buracos surgindo. “A cada 2 km a gente vê alguns deles. Ainda são pequenos, mas podem aumentar”, declarou.
Na área urbana da BR- 369, em Londrina, em frente do motel Castelinho, o asfalto apresenta problemas, assim como no Km 144. O Contorno de Ibiporã é o trecho com mais problemas e localizados em diferentes pontos, alguns deles mais perigosos, como um buraco próximo à empresa Sucatão, sentido Ibiporã- Jataizinho, que em dias de chuva fica escondido e pode causar acidentes graves, principalmente para motociclistas.
No outro sentido, no km 2 do contorno, também é possível ver dois buracos perigosos que podem gerar acidentes. Entre os Km 11 e 12 do contorno há pequenos problemas na pista, que geraram pequenos buracos e que, se não forem resolvidos, podem evoluir.
Em Jataizinho, a reportagem identificou dois deles próximos do km 129. O vendedor de carros Daniel Patrick de Souza, 25, relatou que a estrada em geral está boa, principalmente após a praça de pedágio desativada de Jataizinho. “Mas a rodovia tem alguns buracos perto da entrada de Assaí. Comparado com Londrina ainda está bom, já que lá é cheia de buracos”, declarou.
Uma das rodovias que foi classificada como ruim pela CNT e que está na Região Metropolitana de Londrina é a PR-090, que tem pista simples e quase não conta com acostamento. A pista da rodovia está desnivelada, o que provoca trepidação intensa. A rodovia está com sinalização deficiente, com falta de pintura adequada e de tachas refletivas, também conhecidas como “olhos de gato”.
A PR-090 recebe um movimento intenso de caminhões e outros veículos pesados. Em vários pontos é possível verificar que houve subdimensionamento das soluções empregadas para restaurar o pavimento, e a pista de rolamento vem apresentando problemas conhecidos como trincas do tipo “couro de jacaré”, que possibilitam a infiltração da água no pavimento, contribuindo para o desgaste precoce da pista.
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