Catracas devem ser instaladas na passarela do Igapó nesta quarta

  A Ativa Atacado, empresa contratada pela Prefeitura de Londrina para instalar parte da decoração natalina no município, tem prazo até esta quarta-feira (16) para providenciar as catracas para controle de acesso à estrutura montada sobre o Lago Igapó 2 (região central). Os equipamentos foram uma nova exigência do Corpo de Bombeiros, durante reunião com representantes da empresa, realizada na última segunda-feira (14).

A passarela iluminada que avança pelas águas do Igapó e leva os visitantes até uma grande árvore de Natal é a principal atração do Natal de Londrina 2022, idealizado pela Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina). A construção da estrutura foi concluída no final de outubro e deveriater sido inaugurada no dia 10 de novembro, mas o Corpo de Bombeiros solicitouadequações para aumentar a segurança.

O projeto inicial havia sido aprovado pela Marinha, mas após ser executado, não passou pelo crivo dos bombeiros. Entre as alterações, os guarda-corpos ganharam reforço, foi feita a instalação de placas de sinalização, além de boias e extintores de incêndio. A expectativa era de que a passarela pudesse ser liberada para visitação no início desta semana, mas os bombeiros apresentaram uma nova exigência: a instalação das catracas.

LEIA TAMBÉM:

= CMTU seleciona 56 ambulantes para o Natal de Londrina

Entrega da trincheira na Leste-Oeste fica para o 2º semestre de 2023

Segundo o gestor de patrimônio da Ativa Atacado, Wagner Basseto, o controle de acesso será instalado nesta quarta-feira e a expectativa é de que a decoração possa ser inaugurada à noite. Antes da liberação, no entanto, uma nova vistoria deverá ser feita pelos bombeiros. “Temos até quarta-feira para instalar as catracas e estamos esperançosos que a passarela possa ser inaugurada no mesmo dia”, disse ele.

ATÉ 200 PESSOAS

A estrutura tem 196 metros de comprimento e três metros delargura e comporta 200 pessoas. Além das catracas, haverá quatro postos de controle durante todo o percurso e seguranças farão a liberação do público conforme a capacidade. Os visitantes terão de aguardar em fila. A entrada será feita pela rua Joaquim de Matos Barreto e a saída é pela rua Bento Munhoz da Rocha Neto.  

|  Foto: Simoni Saris – Grupo Folha 

Antes mesmo de a passarela flutuante ser liberada, a estrutura já chama a atenção dos frequentadores do lago, que fazem uma pausa na corrida ou caminhada para fazer fotos. O casal Marli da Silva e Jessé Aguiar mora em Cambé (Região Metropolitana de Londrina) e vem com frequência a Londrina, para fazer caminhadas no Igapó. Os dois acompanharam toda a montagem da passarela e aguardam ansiosos a liberação. “Todos os dias a gente vem querendo conhecer, mas infelizmente, está uma polêmica, essa inauguração.”

A aposentada Eleara Dalbão mora nas proximidades do lago e não tem economizado nas fotos mesmo antes de o acesso ser liberado. “Está lindo e vai ficar muito mais lindo ainda quando estiver iluminado. Quero fazer muitas fotos. Foi uma ideia muito boa. Mas acho que os bombeiros têm razão. É preciso garantir a segurança porque se acontece algum acidente, alguém vai ter que se responsabilizar.”

A decoração natalina em Londrina estará presente em outros 18 pontos da cidade, como rotatórias, avenidas e prédios públicos. De acordo com a Codel, apenas um ponto não está pronto. O pinheiro iluminado que irá enfeitar a praça da vila Nova, em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, começou a ser montado nesta terça-feira (15). No total, a prefeitura investiu R$ 4,9 milhões.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *