TST homenageia ministro Renato de Lacerda Paiva em sua última sessão da SDI-1

O ministro se despede do TST na próxima semana, em razão de sua aposentadoria

Ministro Renato de Lacerda Paiva

01/09/22 – O ministro Renato de Lacerda Paiva, que se aposenta no próximo dia 8 do Tribunal Superior do Trabalho, foi homenageado, nesta quinta-feira (1º), ao participar de sua última sessão da subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1). Segundo o presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, a trajetória do ministro Renato será marcada por seu exemplo como cidadão, sempre amável e generoso. 

O presidente do TST elogiou o trabalho desenvolvido pelo ministro Renato em mais de 40 anos de dedicação à magistratura trabalhista, destacando o brilhantismo das suas decisões judiciais. “Ao longo dos anos de convivência conosco, ele deu mostras sobejas do que seja o bem conviver, do que seja a amizade e a busca paciente e pacífica de objetivos comuns”, afirmou. “Vamos sentir saudades. Seja muito feliz, ministro Renato”. 

Competência e cordialidade

A ministra vice-presidente, Dora Maria da Costa, as ministras Maria Cristina Peduzzi e Maria Helena Mallmann, além dos ministros Lelio Bentes Corrêa, Aloysio Corrêa da Veiga, José Roberto Pimenta, Hugo Scheuermann, Cláudio Brandão, Breno Medeiros e Alexandre Ramos também se associaram às homenagens e lamentaram a perda do convívio com o ministro Renato, considerado uma referência para todos e um colega cordial.

Ainda endossaram as homenagens a subprocuradora-geral do trabalho, Edelamare Barbosa, e o advogado Fernando Abdala, presentes à sessão.

Momentos de emoção

Ao agradecer as homenagens, o ministro Renato disse que vem se preparando para essa saída desde o início do ano, porque sabe que é difícil, depois de tantos anos, deixar a magistratura. “Embora seja um momento de intensa emoção, não é momento de tristeza para mim, porque a vida me deu a magistratura”, assinalou. “Sou grato à vida por ter me dado a magistratura e sou grato à vida por estar me tirando a magistratura, porque, se assim o faz, ela tem um propósito pra mim, como sempre teve na minha vida”.

O ministro Renato de Lacerda Paiva ingressou na carreira de juiz do trabalho substituto, por meio de concurso público, em 1981, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). Atuou como juiz convocado no TST em diferentes ocasiões até sua nomeação como ministro em 15/4/2002. Entre os cargos que exerceu no Tribunal estão o de presidente da Segunda Turma, corregedor-geral da Justiça do Trabalho (2016/2017) e vice-presidente (2018/2020).

(LF/CF)
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *