Ontem foi um dia de fuga presidencial com a retirada de Sergio Moro, o que animou Ciro Gomes, que também derrapa nas pesquisas, no papel de terceira via, embora Doria continue no páreo. Ciro é mais treinado e com discurso apropriado à centro esquerda, mas o partido, PDT, é da Série B. Moro tenta se deslocar do Podemos, que pode muito pouco, para o União Brasil, que lá atrás cogitou de patrociná-lo. Tudo canaliza para uma disputa entre o menos ruim e o pior. Até hoje há espaço para mudança de partido e anunciava-se a disposição de Doria, em retaliação, detonar o PSDB numa revoada de tucanos com jeito de urubu, o que não aconteceu, e o governador paulista segue candidato.
Vendavais
É tempo de vendavais: o mais recente deixou 54 mil casas sem energia e se distribuiu por 11 bairros curitibanos. Há mais programados de até 80 km/h.
Aeroportos
Estamos em época de renovação de concessões de aeroportos: dois dos mais importantes e estratégicos, o de Afonso Pena e o de Foz do Iguaçu, mudaram de operadora. Aposta-se na melhora, vamos ver e pressionar.
Front
O ministro Queiroga queria faturar eleitoralmente o fim da pandemia, mas acabou recuando. Aliás, quem cabe declará-la é a Organização Mundial de Saúde. Entre terça e quarta houve 276 mortes e 33.937 casos, Paraná com 18 óbitos e 2.203 casos, Curitiba com 2 mortes e 117 casos, Novidade foi a aprovação pela Anvisa do uso emergencial da pílula da Pfizer.
Ranking
Com suas últimas conquistas da Sul-Americana, o Athletico Paranaense figura no 67º posto no ranking internacional da Folha de S. Paulo. O primeiro do Brasil é o São Paulo, em 10º, com 620 pontos. Seguem Santos, com 490 pontos, em 15º, Grêmio, com 420 em 19º empatado com o Palmeiras, Flamengo com 360 em 23º, Cruzeiro com 300 em 26º empatado com o Internacional. Na lista São Caetano, Chapecoense, CSA, Goiás, Ponte Preta e Bragantino. Times argentinos (Boca Juniors, Independiente) e uruguaio (Peñarol) aparecem à nossa frente.
Medo
A violência, em suas variadas formas, leva o brasileiro, em dois terços da população, a temer sair à noite, segundo o Datafolha. Está na saudade o tempo em que se ia do centro aos bairros a pé em Curitiba e revezando nos bares que ficavam abertos até a madrugada.
Segurança
Até o dia 1º o serviço de guinchos e ambulância da Caminhos do Paraná deixa de operar, o que transfere a responsabilidade ao Departamento de Estradas de Rodagem do governo estadual, hoje saturado de obrigações com o fim provisório do pedágio.
Praias
Além dos problemas de saneamento básico que afetam o nível de balneabilidade das nossas praias temos agora a constatação de que em 16 delas havia contaminação com microplásticos.
PIB
Para contraditar com tanta notícia negativa deu para constatar este ano que o PIB (soma de bens e serviços) do Paraná teria obtido o maior avanço desde 2014.
Repique
O número 2 da pasta da Educação, Victor Godoy Veiga, nome mais forte para o cargo, também esteve com os pastores Arilton e Gilmar em reuniões de trabalho junto com Bolsonaro e 23 prefeitos.
Folclore
Aglomeração da nova cracolândia, assumida por Doria, já supera a antiga em São Paulo. No Brasil as competições podem ser assim: destacar o pior como forma de mérito.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção ‘A cidade fala’. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.